CONSIDERAÇÕES NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE A IMERSÃO E O LÚDICO NAS TESES E DISSERTAÇÕES
Resumo
O tema do trabalho é a imersão e o lúdico nas teses e dissertações na perspectiva da Análise do Discurso. O objetivo geral do artigo foi analisar, com a perspectiva da Análise do Discurso, as teses e dissertações que abordavam sobre o lúdico e a imersão. Os objetivos específicos são relatar sobre o contexto do lúdico e da imersão nas teses e dissertações; realizar a Análise do Discurso com as teses e dissertações que englobam o lúdico e a imersão; examinar as perspectivas futuras, perante a Análise do Discurso, da produção de teses e dissertações que abrangem o lúdico e a imersão. A metodologia realizada com a abordagem de uma pesquisa qualitativa por meio de uma pesquisa descritiva em uma pesquisa bibliográfica contendo teses e dissertações do Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Analisaram-se dez trabalhos que abordavam sobre lúdico e imersão com os dados tratados pelas categorias e formações imaginárias do sujeito no discurso da Análise do Discurso. Os resultados apontam a existência do lúdico e a imersão nas teses e dissertações por meio das variáveis descobertas com os dispositivos “Quem?”, “Disse?”, “O que?”, “Para quem?” e “Quando?”. Há uma concentração de pesquisas do 2006 e 2013 em distintas áreas da ciência e concluídas em diferentes instituições. O lúdico e a imersão são encontrados na metodologia, nos objetivos, resultados, discussões e considerações finais. Na análise de matérias constata-se a significância do lúdico em conjunto com a imersão perante a verificar a existência dessas temáticas em teses e dissertações.