Pelos olhos da A24

Analisando diferentes fronteiras narrativas no cinema contemporâneo

Autores

  • João Gabriel Gomes Maia dos Santos Universidade de Brasília

Resumo

Este artigo tem como proposta a análise de construções narrativas no cinema contemporâneo, principalmente no que tange a questões sociais de minorias e grupos minorizados, a partir de um estudo de caso da produtora audiovisual A24. Para isso, selecionamos dois filmes que carregam o nome da produtora em seus créditos, The Inspection (2022) e Earth Mama (2023), para investigar mais precisamente as relações entre inovação e crítica sociais. Nosso objetivo é analisar como a A24 utiliza seu espaço no mercado audiovisual para promover diálogos sociais ao mesmo tempo em que se mantém fiel a sua estética. Especificamente, analisamos e investigamos padrões temáticos da produtora e refletimos sobre as críticas sociais que suas obras carregam, assim como seu papel no campo da inovação social. Como método, aplicamos uma análise temático-categorial, às bases de Bardin (1997), para avaliar objetivamente construções narrativas específicas. Assim, definimos previamente as categorias e temas, e depois as desdobramos em análises. Ao final, verificamos que mesmo propondo abordagens temáticas mais críticas e emocionalmente profundas, além de uma concepção estética singular, a A24 ainda é guiada por perspectivas mercadológicas. No entanto, essa diferença em sua proposta narrativa incita reflexões sociais que podem ser chave para verdadeiras inovações sociais futuras.

 

PALAVRAS-CHAVE: A24. Cinema. Crítica Social. Inovação Social. Minorias.

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Publicado

2024-10-10

Como Citar

Gomes Maia dos Santos, J. G. (2024). Pelos olhos da A24: Analisando diferentes fronteiras narrativas no cinema contemporâneo. Anais Do Interprogramas Secomunica , 8(1). Recuperado de https://portalrevistas.ucb.br/index.php/AIS/article/view/15292

Edição

Seção

Artigos