O ENGAJAMENTO NAS MÍDIAS SOCIAIS COMO MEDIDOR DE VALOR SOCIAL

Autores

  • Ana Paula da Silva Lisboa Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Alexandre Schirmer Kieling Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Clarissa Raquel Motter Dala Senta Universidade Católica de Brasília (UCB)

Resumo

Este artigo analisa o engajamento nas mídias sociais como medidor de valor na sociedade contemporânea e é uma etapa dentro de uma pesquisa mais ampla dentro do mestrado em Inovação em comunicação e economia criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB). Investigando o papel do engajamento para indivíduos, empresas e instituições, o estudo visa entender suas motivações e implicações sociais, e como ele atua como indicador de valor, especialmente para o “empreendedor de si” no contexto do neoliberalismo e da precarização do trabalho. A partir de revisão bibliográfica, o artigo aborda temas como cultura digital, economia da dádiva, consumo conspícuo e sociedade de consumo, oferecendo uma análise crítica sobre como o engajamento on-line molda e reflete valores sociais, propondo reflexões sobre interações mais autênticas e solidárias.

 

PALAVRAS-CHAVE: Mídias sociais. Engajamento. Empreendedorismo. Sociedade. contemporânea

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Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Lisboa, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Jornalista graduada pela Universidade de Brasília (UnB) com MBA em marketing, branding e growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), aluna do mestrado profissional Inovação em comunicação e economia criativa, Universidade Católica de Brasília (UCB). E-mail: anapaulaslisboa@gmail.com.

Alexandre Schirmer Kieling, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutor em Ciências da comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), professor e coordenador do mestrado profissional em Inovação em comunicação e economia criativa, UCB. E-mail: alexandrek@p.ucb.br.

Clarissa Raquel Motter Dala Senta, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutora em Comunicação pela UnB e professora do mestrado profissional em Inovação em comunicação e economia criativa, UCB. E-mail: clarissa.senta@p.ucb.br.

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Publicado

2024-10-10

Como Citar

da Silva Lisboa, A. P., Schirmer Kieling, A., & Motter Dala Senta, C. R. (2024). O ENGAJAMENTO NAS MÍDIAS SOCIAIS COMO MEDIDOR DE VALOR SOCIAL. Anais Do Interprogramas Secomunica , 8(1). Recuperado de https://portalrevistas.ucb.br/index.php/AIS/article/view/15293

Edição

Seção

Artigos