TENDÊNCIAS MIDIÁTICAS E ATRAVESSAMENTOS DE RAÇA E GÊNERO:

UM ESTUDO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE PESSOAS NEGRAS NO BIG BROTHER BRASIL 24

Autores

  • Marília Gabriela Gomes Fechio ESPM
  • Adriano Batista Rodrigues

Resumo

Este artigo propõe uma análise da representação e repercussão de corpos negros no reality show Big Brother Brasil 24, abordando intersecções de raça, gênero e tendências midiáticas. A proposta é levantar a questão: incluir pessoas pretas na mídia é uma questão de visibilidade, representatividade ou cotas? Utilizando uma abordagem multidisciplinar, a análise foca na presença e no impacto psicossocial de personagens negros, nos padrões de representação e na influência das redes sociais, como a plataforma X (Twitter). O corpus empírico, traz a popularidade de Davi Brito em voga, abrindo margem para reações polarizadas e pautas sociais emergentes, conectando as diferenças de gênero e destacando a invisibilidade das mulheres negras. A conclusão reflete sobre como os estereótipos midiáticos afetam a percepção e a identidade de pessoas negras, propondo o empoderamento através da produção de mídia independente e alternativa. O artigo fundamenta-se em teóricos como Stuart Hall, Grada Kilomba, Bell Hooks, Douglas Kellner e Ecléa Bosi, e visa sugerir intervenções para uma representação mais justa e inclusiva, contribuindo para uma sociedade igualitária.

 

PALAVRAS-CHAVE:.Tendências midiáticas, representação negra, raça, gênero e Big Brother Brasil

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Gabriela Gomes Fechio , ESPM

Mestranda em Comunicação e Práticas do Consumo pelo PPGCOM-ESPM e pesquisadora do grupo CNPq Juvenália, bolsista Prosup-CAPES. Somando 18 anos, atuando com grandes players de mercado, minha expertise é reconhecida dentro de uma jornada expressiva como cultura, moda, tendência, mídia e consumo. Atualmente, me dedico aos cursos de Social Media, Marketing e Storytelling e presto serviços para clientes de pequeno a grande porte. 

Adriano Batista Rodrigues

Doutorando em Comunicação e Práticas do Consumo pelo PPGCOM-ESPM, membro dos grupos de Pesquisa Juvenália (ESPM) e Influcom (USP) e bolsista CAPES Integral.
Professor nos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo e Rádio, TV e Internet na Faculdade Cásper Líbero. Publicitário, atuando no campo criação publicitária com 35 anos de experiência.

Downloads

Publicado

2024-10-10

Como Citar

Gomes Fechio, M. G., & Batista Rodrigues, A. . (2024). TENDÊNCIAS MIDIÁTICAS E ATRAVESSAMENTOS DE RAÇA E GÊNERO:: UM ESTUDO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE PESSOAS NEGRAS NO BIG BROTHER BRASIL 24. Anais Do Interprogramas Secomunica , 8(1). Recuperado de https://portalrevistas.ucb.br/index.php/AIS/article/view/15297

Edição

Seção

Artigos