TENDÊNCIAS MIDIÁTICAS E ATRAVESSAMENTOS DE RAÇA E GÊNERO:
UM ESTUDO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE PESSOAS NEGRAS NO BIG BROTHER BRASIL 24
Resumo
Este artigo propõe uma análise da representação e repercussão de corpos negros no reality show Big Brother Brasil 24, abordando intersecções de raça, gênero e tendências midiáticas. A proposta é levantar a questão: incluir pessoas pretas na mídia é uma questão de visibilidade, representatividade ou cotas? Utilizando uma abordagem multidisciplinar, a análise foca na presença e no impacto psicossocial de personagens negros, nos padrões de representação e na influência das redes sociais, como a plataforma X (Twitter). O corpus empírico, traz a popularidade de Davi Brito em voga, abrindo margem para reações polarizadas e pautas sociais emergentes, conectando as diferenças de gênero e destacando a invisibilidade das mulheres negras. A conclusão reflete sobre como os estereótipos midiáticos afetam a percepção e a identidade de pessoas negras, propondo o empoderamento através da produção de mídia independente e alternativa. O artigo fundamenta-se em teóricos como Stuart Hall, Grada Kilomba, Bell Hooks, Douglas Kellner e Ecléa Bosi, e visa sugerir intervenções para uma representação mais justa e inclusiva, contribuindo para uma sociedade igualitária.
PALAVRAS-CHAVE:.Tendências midiáticas, representação negra, raça, gênero e Big Brother Brasil.