O USO DA NARRATIVA COMO FERRAMENTA DE IMERSÃO NA WEB 3.0 NO CONTEXTO DAS ARTES VISUAIS DIGITAIS

Autores

  • Gabriela Fonseca Universidade Católica de Brasília
  • Alexandre Schirmer Kieling

Resumo

A dissertação do Mestrado Profissional em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília analisa como a autenticação por meio dos NFTs (tokens não fungíveis) redefine a originalidade da arte, com base no conceito de "aura" de Walter Benjamin. O objetivo da pesquisa é entender as condições que criam um ambiente imersivo para a exposição de artes visuais em NFT. A investigação, conduzida através de uma revisão bibliográfica, revela que a crise estética atual não se deve exclusivamente à tecnologia, mas ao sistema capitalista que a utiliza de maneira opressiva e totalitária. A pesquisa argumenta que, para além das mudanças técnicas, é fundamental analisar a interação entre o sistema e a percepção da imagem na contemporaneidade. Esta abordagem critica a visão elitista e purista da arte, atualizando a noção de originalidade de Benjamin ao considerar as técnicas artísticas e mediações ao longo do tempo. O estudo sugere que o paradoxo entre futuro e ancestralidade pode ser explorado usando plataformas existentes com uma nova perspectiva. Com base nas obras de Ailton Krenak e no conceito de "Futuro Ancestral", a pesquisa propõe uma curadoria que valorize a visão dos povos indígenas brasileiros, promovendo uma reflexão sobre a relação entre a sociedade moderna e o meio ambiente a partir de uma perspectiva indígena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-10-10

Como Citar

Fonseca, G., & Schirmer Kieling, A. (2024). O USO DA NARRATIVA COMO FERRAMENTA DE IMERSÃO NA WEB 3.0 NO CONTEXTO DAS ARTES VISUAIS DIGITAIS. Anais Do Interprogramas Secomunica , 8(1). Recuperado de https://portalrevistas.ucb.br/index.php/AIS/article/view/15298

Edição

Seção

Artigos