MUSICOTERAPIA, GAMIFICAÇÃO E EMPREENDEDORISMO: INOVANDO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EMOCIONAL

Autores

  • Rodrigo de Carvalho Pereira Universidade Católica de Brasília
  • Ciro Inácio Marcondes Universidade Católica de Brasília

Resumo

A música é uma forma de expressão humana universalmente reconhecida e a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner destaca a importância da inteligência musical como uma capacidade cognitiva significativa. Gardner (2010) considera a inteligência como um potencial biopsicológico de processar informações com foco em resolver problemas ou criar produtos valorizados por uma cultura ou comunidade. Além da importância cultural, a música auxilia na gestão do estresse e promove o bem-estar mental, sendo utilizada como forma de tratamento e promoção de saúde. A integração da musicoterapia no ambiente escolar, potencializada pela gamificação, representa uma abordagem proativa para promover o desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes. Este artigo explora os benefícios da musicoterapia, a aplicação da gamificação na musicoterapia e o papel do empreendedorismo na preparação de músicos para esse campo emergente.

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Biografia do Autor

Ciro Inácio Marcondes, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília, com estágio de doutoramento em Paris IV-Sorbonne (França) e pós-doutorado pela Faculty of Modern and Medieval Languages and Linguistics da University of Cambridge (Reino Unido). Professor, pesquisador e crítico nas áreas de Audiovisual, Cinema, Mídias, Histórias em Quadrinhos e Comunicação.

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Publicado

2024-10-10

Como Citar

de Carvalho Pereira, R., & Inácio Marcondes, C. (2024). MUSICOTERAPIA, GAMIFICAÇÃO E EMPREENDEDORISMO: INOVANDO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EMOCIONAL. Anais Do Interprogramas Secomunica , 8(1). Recuperado de https://portalrevistas.ucb.br/index.php/AIS/article/view/15300

Edição

Seção

Artigos