Relatório de Atividades Científicas desenvolvidas: Prêmios em Cidadania e Responsabilidade Social: a certificação do trabalho, dos profissionais e das empresas, a partir de uma perspectiva da Comunicação Organizacional.
Resumo
E relatório está organizado passando por cada etapa e uma ideia cronológica de progressão da pesquisa (1ª Etapa, 2ª Etapa, 3ª Etapa, 4ª Etapa, 5ª Etapa - sempre em negrito e sem ser um intertítulo), trazendo comentários dos resultados, pontos positivos, negativos, impasses, dentre outros. O objetivo inicial era o de analisar pelo menos 100 prêmios e enquadrá-los em categorias relativas à Comunicação Organizacional trazendo mais um mote dos estudos de premiações para a ciência brasileira. Analisamos 82 editais/regulamentos de premiações com base nas profissões clássicas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Essa medida foi colocada porque não sabíamos quais eram os temas abordados e, logo, não faria sentido o critério por tematização das premiações. Algumas premiações tinham um caráter organizacional que oscilava entre o institucional e outras mais mercadológico. Nesse sentido, tentamos, por aproximação, trazer o institucional para o rol de RP e mercadológico para PP.