O ENGAJAMENTO NAS MÍDIAS SOCIAIS COMO MEDIDOR DE VALOR SOCIAL

Authors

  • Ana Paula da Silva Lisboa Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Alexandre Schirmer Kieling Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Clarissa Raquel Motter Dala Senta Universidade Católica de Brasília (UCB)

Abstract

Este artigo analisa o engajamento nas mídias sociais como medidor de valor na sociedade contemporânea e é uma etapa dentro de uma pesquisa mais ampla dentro do mestrado em Inovação em comunicação e economia criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB). Investigando o papel do engajamento para indivíduos, empresas e instituições, o estudo visa entender suas motivações e implicações sociais, e como ele atua como indicador de valor, especialmente para o “empreendedor de si” no contexto do neoliberalismo e da precarização do trabalho. A partir de revisão bibliográfica, o artigo aborda temas como cultura digital, economia da dádiva, consumo conspícuo e sociedade de consumo, oferecendo uma análise crítica sobre como o engajamento on-line molda e reflete valores sociais, propondo reflexões sobre interações mais autênticas e solidárias.

 

PALAVRAS-CHAVE: Mídias sociais. Engajamento. Empreendedorismo. Sociedade. contemporânea

Author Biographies

  • Ana Paula da Silva Lisboa, Universidade Católica de Brasília (UCB)

    Jornalista graduada pela Universidade de Brasília (UnB) com MBA em marketing, branding e growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), aluna do mestrado profissional Inovação em comunicação e economia criativa, Universidade Católica de Brasília (UCB). E-mail: anapaulaslisboa@gmail.com.

  • Alexandre Schirmer Kieling, Universidade Católica de Brasília (UCB)

    Doutor em Ciências da comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), professor e coordenador do mestrado profissional em Inovação em comunicação e economia criativa, UCB. E-mail: alexandrek@p.ucb.br.

  • Clarissa Raquel Motter Dala Senta, Universidade Católica de Brasília (UCB)

    Doutora em Comunicação pela UnB e professora do mestrado profissional em Inovação em comunicação e economia criativa, UCB. E-mail: clarissa.senta@p.ucb.br.

Published

2024-10-10

Issue

Section

Artigos

How to Cite

O ENGAJAMENTO NAS MÍDIAS SOCIAIS COMO MEDIDOR DE VALOR SOCIAL. (2024). Anais Do Interprogramas Secomunica , 8(1). https://portalrevistas.ucb.br/index.php/AIS/article/view/15293