Coordenação motora de crianças com Transtorno do Espectro Autista: Efeitos de um programa de Jiu-jitsu

Autores

  • Victor Augusto Meneghini Fontes Egresso da Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Leonardo Sprovieri Lima Egresso da Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Lucieny Almohalha Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Crislaine Rangel Couto Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
  • Suziane Peixoto Santos Universidade Federal do Triangulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v29i1.12522

Resumo

Crianças autistas apresentam não somente limitações sociais e na forma de comunicação/ linguagem, mas também comprometimentos na coordenação motora. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um programa de jiu-jitsu na coordenação motora de crianças com Transtorno do Espectro Autismo. Participaram seis crianças, na faixa etária de 7-12 anos (8,6 ± 3,07), sendo três praticantes de jiu-jitsu e outras três sem qualquer experiência em atividades relacionadas a lutas. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o teste de coordenação motora Korperkoordination test fur Kinder (KTK). O teste envolve componentes da coordenação corporal como: o equilíbrio, o ritmo, a força, a lateralidade, a velocidade e a agilidade. Os resultados apontaram que a prática de jiu-jitsu influenciou positivamente a coordenação motora das crianças. Apesar disso, a coordenação motora de ambos os grupos foi classificada como insuficiente.

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Biografia do Autor

Lucieny Almohalha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Departamento de Terapia Ocupacional ID Lattes: 6449850435835640

Crislaine Rangel Couto, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

Departamento de Educação Física ID Lattes: 9371712927731056

Suziane Peixoto Santos, Universidade Federal do Triangulo Mineiro

Departamento de ciência do Esporte ID Lattes: 2082409381671164

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Publicado

2021-11-04

Edição

Seção

Artigo Original