A IMAGEM CORPORAL NA DANÇA DE SALÃO

Autores

  • Cristiane Costa Fonseca Universidade Federal de são Paulo
  • Eliane Florencio Gama Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v19i3.2176

Resumo

A dança não competitiva é uma forma de manifestação corporal que promove união corpo-mente-emoção e que tem influência sobre os aspectos psicológicos e fisiológicos do ser humano. A dança de salão é a expressão dos movimentos do corpo em sincronia com um parceiro, em harmonia com o ritmo musical, organizados em um padrão espacial. Dançar permite que conheçamos novos caminhos que nos coloca em contato com nós mesmos e com o ambiente. Essa é uma maneira de produzir mudanças na relação mente-corpo proporcionando aprendizado cognitivo e perceptivo dos sistemas, influenciando a imagem corporal. A imagem corporal representa a forma com que uma pessoa experimenta e conceitua seu corpo. Sofre influência dos processos neurais e estados emocionais por isso está em constante modificação. Partindo do princípio que a dança desencadeia emoções e que promove a melhora na relação corporal pressupomos que ela tenha influência positiva na auto-imagem. Sendo assim, a proposta desse estudo é de ampliar os dados acerca da prática de dança de salão avaliando seus benefícios na imagem corporal de indivíduos iniciantes. Para isso foi utilizada a escala de silhuetas proposta por Stunkard capaz de avaliar o grau de auto-satisfação corporal antes e depois do módulo inicial de aulas de dança. Essa pesquisa mostrou que a dança de salão propiciou benefícios no nível de satisfação principalmente nas mulheres que a princípio apresentavam-se descontentes com sua auto-imagem e passaram a se sentir mais satisfeitas com sua silhueta corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Costa Fonseca, Universidade Federal de são Paulo

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2009). Especialista em Fisiologia do Exercício pela Univesidade Federal de São Paulo (2006). Especialista em Fisioterapia Respiratória pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2004). Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Atualmente atua como fisioterapeuta no Hospital São Camilo, SP e ministra aulas na pós graduação em Saúde corporal e desempenho físico na Faculdade ASMEC de Ouro Fino, MG.

Eliane Florencio Gama, Universidade São Judas Tadeu

Orientadora nos dois programas de Mestrado (Educação Física e Ciências do Envelhecimento) e no programa de Doutorado ( Educação Física) da Universidade São Judas Tadeu. Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984) , ESPECIALIZAÇÃO em Morfologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987) , DOUTORADO em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (1999), e PÓS-DOUTORADO na Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Sao Judas Tadeu, onde coordena o Laboratório de Percepção Corporal e Movimento e ministra aulas de Anatomia nos cursos de Educação Física e Farmácia. Colaboradora do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares - AMBULIM - do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2012-05-04

Edição

Seção

Artigo Original