OS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE MOSTRAM OS ESTUDOS?

Autores

  • Junior Vagner Pereira da Silva Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Universidade Católica de Brasília - UCB
  • Tânia Mara Vieira Sampaio Universidade Católica de Brasília - UCB

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v20i2.3007

Resumo

Este estudo buscou descrever os conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental (EF). Do tipo revisão descritiva de literatura, temática, teve como objeto de análise 24 artigos publicados em periódicos nacionais. Constatou-se que na maioria dos estudos realizados nas séries iniciais os jogos, a dança e a ginástica são os conteúdos trabalhados. Contudo, verificou-se que já nas séries iniciais os esportes aparecem como conteúdo principal, condição evidenciada com mais ênfase nas séries finais, aonde houve unanimidade para os esportes como conteúdo. Conclui-se que há uma monocultura corporal (esportes), restringindo o conhecimento de outras manifestações da cultura corporal do movimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Junior Vagner Pereira da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Universidade Católica de Brasília - UCB

Docente do Curso de Educação Física da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal; Líder do Laboratório de Pesquisas em Educação Física, Rendimento Humano e Saúde - LAPERHS; Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia do Movimento - NUPEM.

Downloads

Publicado

2012-07-23

Edição

Seção

Artigo de Revisão