EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAMPO GRANDE/MS - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n2p22-31

Junior Vagner Pereira da Silva, Luiza Lana Gonçalves Silva

Resumo


O estudo teve por objetivo analisar os conteúdos da Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental (EF). Especificamente, analisou o currículo vivido e o currículo projetado. Participaram do estudo 250 alunos da etapa final do EF, de sete escolas públicas. Os esportes tradicionais (handebol, voleibol, futebol e basquetebol) figuraram tanto como currículo vivido quanto projetado. Entretanto, vários alunos demonstraram interesse em aprender conteúdos pouco trabalhados no currículo vivido (natação, ginástica e tênis de mesa) e conteúdos não trabalhados (dança e lutas). Conclui-se que embora exista uma restrição de conteúdos ensinados, os alunos anseiam por novos conhecimentos relacionados a Cultura Corporal do Movimento, trazendo desafios à esta área.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18511/rbcm.v23i2.4607

R. Bras. Ci. e Mov./ Brazilian Journal of Science and Movement