OS ESTUDOS DE GÊNERO E MASCULINIDADE E SEUS REFLEXOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p146-156

Erik Giuseppe Barbosa Pereira, Vanessa Silva Pontes, Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro, Tânia Mara Vieira Sampaio

Resumo


As relações sociais de gênero podem reproduzir estereótipos, preconceitos, resistências e até mesmo novos valores e atitudes que desvendam as visões dominantes sobre as relações entre homens e mulheres na sociedade atual. Este ensaio tem como objetivo refletir as identidades e os desdobramentos das masculinidades e feminilidades para a área da Educação Física. Pretendemos dar contributo ao meio acadêmico, com uma discussão ao alcance de propostas centradas na construção social das masculinidades e feminilidades a partir dos estudos de gênero. A literatura abordada permite inferir que deveria haver maior preocupação por parte dos estudiosos e professores com relação às questões de gênero no espaço da Educação Física, por este propiciar uma maior liberdade de ação e expressão lógico-crítica e a vivência plena da corporeidade humana.

Palavras-chave


Gênero; Identidades; Educação Física

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DOI: http://dx.doi.org/10.18511/rbcm.v23i1.4865

R. Bras. Ci. e Mov./ Brazilian Journal of Science and Movement