ANÁLISE DA POSTURA DINÂMICA DE UNIVERSITÁRIOS E SUA RELAÇÃO COM A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO POSTURAL - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p113-121

Autores

  • Cláudia Tarragô Candotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Guilherme Benedetto Todeschini UFRGS
  • Matias Noll UFRGS
  • Bruna Nichele da Rosa UFRGS
  • Adriane Vieira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v23i3.5484

Resumo

Objetivou-se avaliar a forma de execução das atividades de vida diária (AVD’s) “Pegar objeto do solo” e “Transportar objeto” de acadêmicos de Fisioterapia e Educação Física nas situações “de forma habitual” e “de forma adequada. Foram avaliados 100 acadêmicos, divididos em dois grupos: Grupo 1, que cursou a disciplina de Educação Postural (EP) e Grupo 2, que não cursou EP, através de uma filmagem das duas AVD’s, nas duas situações. Os vídeos foram avaliados utilizando uma planilha de pontuação do protocolo Lay-out for assessing the dynamic posture (LADy). O tratamento estatístico utilizou os testes Wilcoxon e U de Mann Whitney (?=0,05). Os resultados demonstraram diferença significativa entre os dois grupos nas duas AVD’s executadas “de forma adequada”, com maiores escores para o Grupo 1. Na situação “de forma habitual”, houve diferença significativa entre os grupos apenas na AVD “Pegar objeto do solo”, com escores maiores para o Grupo 1. Conclui-se que os conhecimentos adquiridos na disciplina EP podem influenciar positivamente a postura dinâmica dos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Tarragô Candotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS) e professora do curso de Fisioterapia e Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano (Mestrado e Doutorado) desta instituição. Porto Alegre, RS, Brasil

Guilherme Benedetto Todeschini, UFRGS

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS).

Matias Noll, UFRGS

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Instituto Federal Goiano.

Bruna Nichele da Rosa, UFRGS

Acadêmica do curso de Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS)

Adriane Vieira, UFRGS

Doutora em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS) e professora do curso de Fisioterapia e Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano (Mestrado e Doutorado) desta instituição. Porto Alegre, RS, Brasil

Downloads

Publicado

2015-06-27

Edição

Seção

Artigo Original