TRATAMENTO E ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO TÉCNICO EM PERIÓDICOS NACIONAIS: O ESTADO DA ARTE

Guilherme da Silva Gasparotto, Rodrigo Tramutolo Navarro

Resumo


Este estudo se propôs levantar todos os trabalhos sobre o ensino de Educação Física em escolas técnicas, publicados em periódicos da área, desde a publicação dos PCNs e discutir as ações pedagógicas expostas. Para tal, foram realizadas buscas nas bases Scielo, Periódicos Capes, Google Acadêmico, além de em todos os periódicos de estrato A e B no Qualis Capes, que possuem a Educação Física escolar em seu escopo. Somente sete artigos abordaram a temática desde a publicação dos PCNs. Estes artigos foram categorizados em “legitimidade da disciplina na comunidade acadêmica”, “a história da Educação Física na escola técnica” e “ações pedagógicas de professores de Educação Física no ensino técnico”. A falta de estudos publicados em periódicos da área, em que se discute a Educação Física no ensino técnico, expõe um cenário que necessita ser explorado, na perspectiva de preencher não somente esta lacuna científica, como fomentar a prática dos docentes que atuam neste nível de ensino.

Palavras-chave


Educação Física, Ensino médio, Ensino profissionalizante

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18511/rbcm.v25i2.6305

R. Bras. Ci. e Mov./ Brazilian Journal of Science and Movement