ENTRE O AMADORISMO, A PROFISSIONALIZAÇÃO E A CARREIRA DUPLA: O FUTSAL FEMININO DE ELITE SUL-AMERICANO

Autores

  • Mariana Zuaneti Martins UFES
  • Heloisa Helena Baldy dos Reis Universidade Estadual de Campinas
  • Rafael Moreno Castellani USP
  • Wilton Carlos Santana Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Desportos
  • Helena Altmann Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v26i1.7667

Resumo

Este artigo exploratório analisou a carreira esportiva de jogadoras de futsal das seleções sul-americanas, a partir de indicadores referentes à idade de início da prática do futsal, local onde se deu essa iniciação, quem as incentivou a praticar, a idade da primeira participação em campeonatos, a frequência semanal de treinos e dedicação atual ao futsal. A fim de traçar esse panorama da excelência da modalidade no continente, realizou-se um survey com as atletas das seleções de futsal feminina sul-americanas que disputaram o Campeonato Sul Americano de Futsal, de 2009, excetuando a brasileira. Buscou-se, baseado nesses indicadores, a construção de um primeiro panorama da realidade da carreira do futsal de mulheres de alto rendimento da América do Sul, bem como indicar alguns elementos predominantes nela. Este panorama indicou um contexto paradoxal, com condições de envolvimento na base em clubes e escolas, com apoio dos pais e familiares, mas marcado pela ausência de participação em competições. A maior parte das atletas não recebe remuneração para jogar e boa parte não se dedica exclusivamente àquele, exercendo outras atividades. Consequentemente, a frequência semanal de treinos pode ser considerada baixa. Nesse sentido, o futsal feminino sul-americano, ainda apresenta uma carreira de elite pouco estruturada e amadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Zuaneti Martins, UFES

Doutora em Ed. Física - Unicamp Professora do Depto de Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo

Heloisa Helena Baldy dos Reis, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ed. Física - Unicamp Professora Titular da Faculdade de Ed. Física - Unicamp

Rafael Moreno Castellani, USP

Doutorando em Psicologia - USP

Wilton Carlos Santana, Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Desportos

Doutor em Ed. Física - Unicamp Prof. da Universidade Estadual de Londrina

Helena Altmann, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação - PUC/RJ Professora da Faculdade de Ed. Física - Unicamp

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-06-20

Edição

Seção

Artigo Original