Nível de (in)satisfação profissional de professores de Educação Física nos Centros de Educação Infantil

Autores

  • Alexandra Folle Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lucélia Justino Borges Universidade Federal de Santa Catarina
  • Raildo da Silva Coqueiro Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v16i4.834

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o nível de (in)satisfação profissional de professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil. A população do estudo compreendeu 106 professores de Educação Física dos Centros de Educação Infantil (CEIs) de duas secretarias municipais do estado de Santa Catarina. Participaram da pesquisa 54 professores, sendo 24 da Região Oeste e 30 da Grande Florianópolis. As informações foram obtidas por meio de questionário, o qual apresenta clareza de linguagem (0,98) e validade de conteúdo (0,96). O teste qui-quadrado foi empregado no tratamento estatístico dos dados (p ? 0,05). Os resultados indicam que a maioria dos professores está satisfeita com o trabalho nos CEIs (79,6%), evidenciando-se associações entre a satisfação no trabalho e a presença de motivos intrínsecos (p = 0,02) e extrínsecos (p = 0,03) de escolha deste espaço de intervenção docente. Dentre os fatores determinantes de satisfação profissional, o único aspecto que apresentou associação com o vínculo empregatício dos professores foi o relacional (p = 0,04), não sendo encontradas também diferenças significativas entre os fatores determinantes de insatisfação. Conclui-se que a presença de motivos intrínsecos de escolha do campo de intervenção profissional influencia positivamente no nível de satisfação profissional, enquanto o sexo, a formação acadêmica, o vínculo empregatício e a experiência profissional dos professores não compreendem fatores de diferenciação na presença de aspectos tanto satisfatórios quanto insatisfatórios, relacionados ao desenvolvimento das atividades docentes.

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Biografia do Autor

Alexandra Folle, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Educação Física (2002) e especialização em Esporte Escolar (2004) pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Atualmente é mestrada do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: carreira docente, desenvolvimento profissional e nível de satisfação profissional.

Lucélia Justino Borges, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda da Universidade Federal de Santa Catarina, na área: Atividade Física e Saúde. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física e envelhecimento.

Raildo da Silva Coqueiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2006) e especialização em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Atualmente cursa mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. O campo de investigação é com ênfase nos seguintes temas: envelhecimento, avaliação nutricional, limitação funcional e treinamento contra resistência em idosos.

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1982), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade do Porto (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSC, Representante Adjunto da Área 21 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação inicial, voleibol, desenvolvimento profissional e currículos e programas.

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Publicado

2009-03-05

Edição

Seção

Artigo Original