AVALIAÇÃO DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Autores

  • Victor Lana Gonçalves Universidade Federal de Viçosa
  • Dirceu Santos Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • João Carlos Bouzas Marins Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v27i1.9689

Resumo

O processo avaliativo configura-se como a trilha mais segura para verificar o nível de excelência de uma política pública. Ao ser incorporada à sua rotina, a avaliação pode fornecer subsídios para as tomadas de decisão e ações de um conjunto de atores interessados nesse processo. Servindo, desta forma, de insumo para mudanças que visam melhorar o desempenho de um programa na execução dos seus objetivos e metas previstas. O presente estudo tem por objetivo avaliar o Programa Segundo Tempo Universitário (PSTU) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a partir da análise dos objetivos propostos pelo ME para o PSTU; da eficácia e eficiência do convênio 159/2011; e dos impactos do programa no esporte universitário da UFV. Foi realizada uma pesquisa documental e entrevistas com os dirigentes da universidade. No tratamento dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que o PSTU, na UFV, cumpriu parte considerável dos objetivos traçados pelo programa. No que tange à eficácia da política pública, este cumpriu e superou as metas de atendimento e oferta de modalidades pactuadas. Quanto à eficiência, conseguiu aumentar o atendimento e manter a qualidade das intervenções. Após o término do convênio com o Ministério do Esporte (ME), a UFV desenvolveu o Programa Esporte e Lazer na UFV (PELU) no Campus de Viçosa, ação que busca dar continuidade ao oferecimento de modalidades esportivas na perspectiva do esporte educacional. Concluiu-se que o PSTU na UFV, foi uma política pública eficaz, atendendo majoritariamente as metas do ME, sendo eficiente e efetiva socialmente, deixando uma estrutura técnica para o desenvolvimento de outras ações com o mesmo objetivo na UFV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Lana Gonçalves, Universidade Federal de Viçosa

Professor substituto do Departamento de Educação Física da UFV, desenvolvendo estudos relacionados aos aspectos sócio culturais da Educação Física, Esporte e Lazer.

Dirceu Santos Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Chefe de Seção de Orientação, Avaliação, e Monitoramento de Ações de Esporte da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (PROECE/UFMS).

João Carlos Bouzas Marins, Universidade Federal de Viçosa

Professor Titular do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2019-05-11

Edição

Seção

Artigo Original