Comunicação mediada por tecnologias

Possibilidades para a educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/clogia.v16i1.12841

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral discutir  a comunicação de alunos de educação inclusiva no ensino remoto.  Objetiva também buscar informações acerca das possibilidades e dificuldades quanto ao ensino remoto para alunos da educação inclusiva, analisar as especificidades de algumas deficiências e pensar possibilidades para um ensino remoto bem como para uma comunicação acessível nesse formato de ensino. Para tanto, fez-se, em um primeiro momento,  uma revisão da literatura e aplicou-se um questionário a professores de ensino regular e de Atendimento Educacional Especializado - AEE - e as equipes diretivas de escolas públicas e privadas de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, contendo quatro perguntas sobre o momento de afastamento social pelo qual estamos passando. Na sequência, as respostas obtidas  foram analisadas e discutidas à luz do referencial teórico construído, buscando compreender a realidade nas escolas quanto ao ensino remoto para a Educação Inclusiva. Diante do panorama encontrado, concluiu-se que as metodologias de ensino foram remodeladas, ressignificando as ações a partir de um novo conceito trazido pela pandemia. Verificou-se, também que, dentro do termo Educação para Todos, de uma forma geral, os alunos estão sendo atendidos, considerando suas especificidades. Todavia, dificuldades de comunicação e de acessos foram referidos nos depoimentos, os quais podem influenciar nas aprendizagens dos alunos. Ações como a parceria da família e estratégias vinculares são esperadas, para que se alcance o aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Graduada em Letras- Português/Alemão (1993), Especialista em Linguística do Texto (1996) e Mestre em Ciências da Comunicação (1999) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professora permanente do Mestrado Profissional em Letras e do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e Informática na Educação. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, aquisição da linguagem e letramento, inclusão escolar e variação linguística e ensino.

Cármina Geanini Nunes Monteiro de Souza, Universidade Feevale

Possui Curso de Magistério (1991), graduação em pedagogia - Orientação Educacional e Habilitação na matérias pedagógicas - pela Universidade Feevale (2002). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional - Universidade Feevale (2005), em Educação Inclusiva - AEE - Universidade Federal do Ceará (2010) e Especialização em Neurocognição e Aprendizagem - IENH (2017). É professora da Rede Pública Municipal de Novo Hamburgo desde 1993, atuando nas séries iniciais, Coordenação Pedagógica, Sala de Recursos Multifuncional e Laboratório de Aprendizagem. Atualmente está no Laboratório de Aprendizagem e como professora acadêmica do IES - Instituto de Educação Semear (Novo Hamburgo). Tem curso em Capacitação no TDE II: exame de leitura, escrita e aritmética com interpretação neuropsicológica. Agrega ainda ao currículo o curso médio de teologia (IBADEP) de Capelania Escolar (MPC). Ministra palestras na área da Educação em Seminários, Escolas e Igrejas. É associada na Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp - sob o registro nº0187/19 É mestranda do curso de Diversidade Cultural e inclusão social (FEEVALE), sob a orientação da Prof. Dra. Rosemari Lorenz Martins. 

Lovani Volmer, Universidade Feevale

Possui graduação em Letras - Português/Alemão pela Unisinos (1994), é especialista em Informática Educativa pela Feevale (2001), mestre em Letras, ênfase em Leitura e Cognição, pela UNISC (2008), e doutora em Letras, ênfase em Leitura e Linguagens, pela UCS/Uniritter (2015). É professora na Universidade Feevale, onde já foi coordenadora do curso de Letras e diretora pedagógica da Escola de Educação Básica Feevale - Escola de Aplicação - atualmente atua nos cursos de graduação em Letras e Pedagogia, nos projetos de extensão "O mundo em NH: refugiados e migrantes, uma questão de Direitos Humanos", "Jovem Aprendiz Feevale" e "Da Rua Para-Noia", bem como no Mestrado Profissional em Letras. Possui longa experiência na educação básica, tanto na docência quanto na gestão, e pesquisa especialmente os seguintes temas: letramento e alfabetização; leitura e alfabetização; leitura e formação do leitor; leitura do texto literário no contexto escolar; PNBE; formação de professores.

Downloads

Publicado

2024-03-25

Como Citar

Lorenz Martins, R., Nunes Monteiro de Souza, C. G., & Volmer, L. (2024). Comunicação mediada por tecnologias: Possibilidades para a educação inclusiva. Comunicologia - Revista De Comunicação Da Universidade Católica De Brasília, 16(1). https://doi.org/10.31501/clogia.v16i1.12841

Edição

Seção

Artigos Livres