A Manobra Fiscal Brasileira e seu Impacto na Ordem Econômica e Financeira do Brasil, à Luz da Norma Constitucional

Authors

  • Bleine Queiroz Caúla Universidad Rovira I Virgili - Tarragona, Espanha (Doutoranda); Universidade de Fortaleza - UNIFOR (Professora assistente) http://orcid.org/0000-0002-0033-8242
  • Jefferson Aparecido Dias Universidade de Marília - UNIMAR.
  • Sócrates Costa Oliveira Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Keywords:

Dinamômetro Isocinético, Força muscular, Amplitude de movimento.

Abstract

O labor ora em comento cobre um estudo em caráter introito apartidário acerca da manobra fiscal brasileira, bem como, o considerável impacto sobre a economia na vida dos cidadãos. As evidências da sua utilização, no ano de 2014, representam a dificuldade do governo equilibrar o orçamento e cumprir a meta fiscal. Este estudo parte do entendimento de que a revisão da meta fiscal compromete a credibilidade da economia brasileira com os investidores internacionais, sendo forçoso considerar tal medida como uma manobra para impedir a responsabilização do chefe do Poder Executivo Nacional por desobedecer a Lei de Responsabilidade Fiscal. Nesse sentido, a metodologia utilizada para tal fim destinou-se a garantir a interdisciplinaridade da Política com a Economia, recorreu à pesquisa bibliográfica em livros e artigos para solucionar o problema sob escólio, qual seja, da (in)constitucionalidade da medida e das suas possíveis consequências. Concluiu-se que o governo aproveitou-se da manobra fiscal para não sofrer sanções, pois constatou que por meio da política adotada, não iria alcançar o cumprimento da quantia estabelecida na LDO. A desaceleração econômica e a falta de planejamento fizeram com que o Governo se encontrasse sem saída, optando então, por ignorar o superávit primário e a alterar, substancialmente, a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bleine Queiroz Caúla, Universidad Rovira I Virgili - Tarragona, Espanha (Doutoranda); Universidade de Fortaleza - UNIFOR (Professora assistente)

Doutoranda em Direito Internacional Ambiental pela Universidad Rovira I Virgili, Tarragona – Espanha. Doutoranda em Direito – Área Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Mestrado em Administração de Empresas pela Unifor. Professora Assistente do curso de Direito da Unifor. Coordenadora do Seminário Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional.

Jefferson Aparecido Dias, Universidade de Marília - UNIMAR.

Doutor em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidade Pablo de Olavide de Sevilha (Espanha). Procurador da República em Marília. Professor dos Programas de Doutorado e de Mestrado em Direito da Universidade de Marília (UNIMAR).

Sócrates Costa Oliveira, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Graduando em Direito pela Universidade de Fortaleza. Pós-Graduando em Direito e Processo Tributário pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Pesquisador nas linhas de Direito Tributário e Direito Ambiental.

Published

2018-09-03