Discriminação Racial no Futebol Brasileiro: Aplicação da Responsabilidade as Clubes

Autores/as

  • Karla Pinhel Ribeiro PPGD/UniCuritiba
  • Fernando Gustavo Knoerr PPGD/UniCuritiba
  • Lucas Ediney Barbosa UniCuritiba

DOI:

https://doi.org/10.31501/ealr.v14i3.15008

Resumen

O presente artigo tem como objetivo abordar o problema da discriminação racial no futebol brasileiro e propõr a
aplicação de responsabilidades aos clubes como forma de combater essa questão. Serão discutidas a importância da criação de políticas inclusivas e programas de conscientização, além da punição aos clubes em casos de discriminação. O texto também destaca a necessidade da criação de um canal de denúncias para casos de discriminação racial no futebol. A discriminação racial no futebol brasileiro é um problema recorrente e que precisa ser enfrentado. Uma das formas de combater esse problema é por meio da aplicação de responsabilidades
aos clubes. Os clubes têm a responsabilidade de criar políticas e programas de inclusão e diversidade, além de promover a educação e a conscientização entre seus jogadores, torcedores e funcionários. Além disso, é importante que os clubes sejam punidos quando houver casos de discriminação racial em suas dependências, como por exemplo, por meio da perda de pontos ou até mesmo da exclusão de competições. O trabalho tem como escopo a partir de uma análise histórica, social e jurídica, compreender as barreiras preconceituosas que cercam o esporte futebol, dentro e fora dos gramados,
contando com informações recentes do Observatório Racial e também com seu posicionamento em relação às questões suscitadas no artigo. Dentre os principais pontos, destaca-se o Contexto Histórico, a Legislação, a Responsabilidade Civil e aplicação da Responsabilidade Desportiva. O trabalho conclui destacando a importância da responsabilidade dos clubes na luta contra a discriminação racial no futebol brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karla Pinhel Ribeiro, PPGD/UniCuritiba

Professora Permanente do Mestrado e Doutorado - UNICURITIBA – PR.

Fernando Gustavo Knoerr, PPGD/UniCuritiba

Professor Permanente do Mestrado e Doutorado - UNICURITIBA – PR.

Lucas Ediney Barbosa, UniCuritiba

Membro do grupo de pesquisa de Responsabilidade Civil Ambiental sob a perspectiva civil-constitucional, fomentado pelo Instituto Anima.

Descargas

Publicado

2024-02-29