Uma análise econômica dos resultados brasileiros no Índice Global de Eficiência em Inovação, frente ao novo Marco da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei n. 13.243/2016)
Palavras-chave:
Pobreza multidimensional, Grandes regiões do Brasil, Método Alkire-Foster.Resumo
Os desafios que o Brasil tem enfrentado em termos de Ciência, Tecnologia e Inovação são muitos: despesa bruta em Pesquisa e Desenvolvimento estagnada, participação do setor privado cada vez menor no financiamento desta mesma despesa bruta, assim como baixa colaboração entre Universidades e Empresas. Diante deste cenário, faz-se necessário analisar os resultados brasileiros nas estatísticas do Índice Global de Eficiência em Inovação, não apenas para diagnosticar a origem dos problemas enfrentados, mas quais as possibilidades de reversão desse quadro, especialmente tendo em vista a recente modificação do Marco Regulatório da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei n. 13.243/2016).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo à apreciação da Equipe Editorial da Revista de Análise Econômica do Direito implica, por este mesmo ato, a cessão, por parte do(s) autor(es), para a Universidade Católica de Brasília (UCB), da referida obra para fins de reprodução, divulgação, distribuição, impressão, publicação e disponibilização.
Esta Revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Autores que submetem manuscritos para publicação nesta Revista concordam de forma irrevogável com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Economic Analysis of Law Review o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Commons Atribuição-Compartilhamento, após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta Revista.
- Autores e a EALR têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).