Aspectos motivacionais para a prática do basquetebol na iniciação esportiva de crianças de 9 a 14 anos da cidade de Castro/PR

Autores

  • André Tabuquini Soares Faculdade Sant’Ana
  • Cleiton Pereira Reis UFMG
  • Fernanda Maciel Ferreira Bastos Perufo Faculdade Sant’Ana

Resumo

Pretendeu-se com esta pesquisa verificar e comparar os aspectos mais influentes e motivadores para a prática do basquetebol pelas crianças da cidade de Castro - PR, dentro das três categorias: competência desportiva, amizade e lazer, saúde, apresentadas por Gaya e Cardoso (1998) através do Inventário de Motivação para a Prática Esportiva. Para tanto uma amostra deste inventário foi respondida por 40 crianças de 09 a 14 anos, do sexo masculino, praticantes das escolinhas de basquetebol ofertadas pelo município (média de idade de 11,32± 1,98). Observou-se que as três categorias são fundamentais na motivação das crianças para a prática do basquetebol; porém, destacou-se a categoria competência desportiva, o que tornou evidente o nível de competitividade das crianças participantes do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Tabuquini Soares, Faculdade Sant’Ana

Graduação em Educação Física, treinador de basquetebol e pesquisador na área de psicologia do esporte

Cleiton Pereira Reis, UFMG

Possui graduação em Educação Física Licenciatura/Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Mestrado em Ciências do Esporte pela UFMG, psicologia do esporte (2012). Pesquisador do Laboratório de Psicologia do Esporte da UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: basquetebol, relação treinador-atleta, estruturação de treinos, jogos esportivos coletivos, pedagogia do esporte e organização do treinamento.

Fernanda Maciel Ferreira Bastos Perufo, Faculdade Sant’Ana

Psicóloga, Especializada em Psicoterapia Breve Psicanalítica, experiência em Gestão de Pessoas, treinamentos, e área acadêmica.

Downloads

Publicado

2014-07-17

Edição

Seção

Educação Física Pesquisa