Sobre a Revista

A revista ESFERAS (Qualis Capes A4) - Revista Interprogramas de Pós-Graduação em Comunicação do Centro Oeste é um espaço coletivo de trocas e reflexões inter e transdisciplinares sob a égide dos cinco Programas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste: UCB, UnB, UFG, UFMS e UFMT. É um espaço de discussão e análise teórico metodológico, centrado nas reflexões em temáticas diretamente concernentes à área da Comunicação, aos processos mediáticos, sociais, interpessoais e organizacionais, refletindo as áreas de concentração e as diferentes linhas de pesquisa dos cinco programas envolvidos.

Por se tratar de uma revista Interprogramas, o foco não poderia deixar de ser amplo, plural e dialogal. Publicaremos artigos relativos a questões epistemológicas, teóricas e metodológicas da área, resultados de pesquisas e reflexões em torno dos objetos da Comunicação, mas também ensaios fotográficos e outras produções artísticas relevantes para a área e fruto de pesquisa em Comunicação. Aqui Comunicação é percebida como um campo amplo onde se desenrolam processos mediáticos, sociais, interpessoais, organizacionais, artísticos, culturais, políticos e teóricos, conforme atestam as diversas linhas de pesquisa dos programas envolvidos:

  • Produção audiovisual e mídias digitais
  • Estratégia e gestão comunicacional;
  • Poder e processos comunicacionais;
  • Imagem estética e cultura contemporânea;
  • Mídia e Cidadania;
  • Mídia e Cultura;
  • Linguagem, Processos e Produtos Midiáticos;
  • Mídia, Identidade e Regionalidade;
  • Política e cidadania;
  • Estéticas e narrativas.

A Revista ESFERAS tem como MISSÃO o fortalecimento do espaço de reflexão e produção acadêmico-científica sobre as temáticas da Comunicação a partir da região Centro-Oeste.

Os OBJETIVOS são:

  1. Contribuir para a consolidação do campo da Comunicação, a partir de seus eixos epistemológicos e suas especificidades, respeitando o caráter transdisciplinar da pesquisa na área;
  2. Veicular, semestralmente, por meio digital e impresso, as reflexões desenvolvidas no âmbito da pesquisa em Comunicação, tanto em nível local e nacional como internacional, incentivando as trocas e os diálogos entre pesquisadores e entre instituições.
  3. Incluir artigos resultantes de pesquisas científicas locais (empíricas, teóricas, comparativas…) originais e outras contribuições artísticas originais e significativas para a área.

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

A revista ESFERAS aceita artigos inéditos na área Comunicação, em português, inglês, espanhol ou francês, de pesquisadores com título de doutor, considerando as diversas abordagens teórico-metodológicas da área. Estudantes de pós-graduação (mestrado ou doutorado) podem submeter artigos em coautoria com pesquisadores doutores.

Os textos não serão devolvidos aos autores e devem observar as seguintes recomendações para seu uso efetivo na publicação:

1. Os artigos devem ter uma extensão de 10 a 15 páginas, formatados em tamanho de papel A4, espaçamento 1,5 e fonte Times New Roman 12 pt.

2. O título deve ser digitado em fonte Times New Roman 14 pt, em negrito, e não deve exceder 85 caracteres com espaços, no idioma original e, nas traduções, não deve exceder 95 caracteres com espaços.

3. Cada proposta de artigo deve incluir: um título no idioma original que expressa o conteúdo e a ideia geral do texto; resumos em português, inglês e espanhol de até 500 caracteres (com espaço); cinco (05) palavras-chave.

4. As notas numeradas devem constar ao pé da página e as referências bibliográficas no final do artigo.

5. As referências devem usar o estilo de referência ABNT para citação no texto e referências bibliográficas no final: http://www.apastyle.org.

6. As imagens utilizadas nos artigos, além de referenciadas no material, devem ser enviadas numerados (Fig.01; Fig.02; etc.), em arquivos separados, em formato TIFF ou JPG. As legendas devem conter no máximo 150 caracteres com espaços.

7. As imagens utilizadas nos artigos do modelo Visualidades devem ser enviadas numeradas (Fig. 01; Fig. 02; etc.), em arquivos separados em formato TIFF ou JPEG. As legendas, se houver, devem conter máximo de 200 caracteres com espaços.

8. Os artigos devem ser inéditos. No entanto, no caso da apresentação anterior em eventos como congressos, seminários, simpósios, etc., a indicação em nota de rodapé é necessária.

9. No caso de ensaios visuais (Visualidades), as regras de título e autoria indicações são as mesmas indicadas nos itens 1 a 4. O texto conceitual que apresenta o ensaio deve conter, no idioma original, no máximo 500 caracteres com espaços.

10. Cada trabalho será avaliado cegamente por 02 (dois) revisores; em caso de empate, o material será submetido a um terceiro avaliador.