Diálogos e perspectivas da necropolítica
DOI:
https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14520Palavras-chave:
Fotografia, Comunicação, Arte, Pandemia, FotojornalismoResumo
Este ensaio visual resulta de um conjunto de experimentações cujo principal objetivo consiste em refletir, por meio de imagens, as questões de desigualdade social em contexto da pandemia da Covid – 19 (2019 - 2022). Através das concepções da necropolítica de Achille Mbembe, aliada às teorias de biopoder de Michel Foucault, as reflexões em torno deste ensaio experimental corroboram os efeitos da necropolítica em pessoas que vivem em ocupações. Esta série documental propõe uma reflexão a partir de elementos visuais como cerne do trabalho, por meio de fotografias da ocupação do conjunto habitacional “Cuca Legal”, na cidade de Olinda, Estado de Pernambuco.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rayanne Soares, Juan Pablo Martín Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na revista Esferas, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode). Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à revista Esferas o direito de primeira publicação, de se identificar como fonte publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY-NC 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.
Quaisquer materiais publicados nessa revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.