Estratégias de desinformação na produção de videoensaios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14892

Palavras-chave:

Vídeo-ensaio, Competência Midiática, Desinformação, YouTube, TikTok

Resumo

Partindo das noções de competência midiática (Bauer, 2011; Martino & Menezes, 2012) e de recursos discursivos de pós-verdade (Dunker, 2017), discutimos a apropriação do formato vídeo-ensaio por perfis de desinformação no YouTube e TikTok. Analisamos como o emprego do referido formato se torna útil para conferir legitimidade a perspectivas de revisionismo histórico, revelando a diversidade de conteúdos que robustecem as redes de desinformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emmanuelle Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Comunicação pelo PPGCOM/UFMG e bolsista FAPEMIG. Integrante do Grupo MediAção (UFMG)

Letícia Lopes, UFBA

Mestra em Comunicação e Culturas Digitais pelo PósCom UFBA. Desenvolvimento de Projetos na AIC - Agência de Iniciativas Cidadãs.

Felipe Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor e mestre em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais, com bolsa Capes, na linha Textualidades Midiáticas. Servidor público no Estado do Rio Grande do Sul, no cargo de jornalista, com atuação na Secretaria de comunicação do governo.

Downloads

Publicado

2024-04-21

Como Citar

Dias, E. ., Lopes, L., & Borges, F. (2024). Estratégias de desinformação na produção de videoensaios. Esferas, (29). https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14892

Edição

Seção

Desinformação & Fake News