AVALIAÇÃO DO CONTROLE POSTURAL EM PRATICANTES DE DANÇA DE SALÃO
DOI:
https://doi.org/10.31501/rbcm.v30i1.12453Resumo
Estudos demonstram benefícios com a prática de dança de salão. Este estudo teve como objetivo analisar o efeito imediato da prática de dança de salão sobre o controle postural estático de seus praticantes, juntamente aos fatores que possam influencia-lo. Optou-se por um estudo transversal de caráter observacional quantitativo em uma amostra por conveniência, constituída por 19 homens e 19 mulheres praticantes de dança de salão, que participaram de uma prática de dança de 120 minutos. Foram coletados os dados sócio demográficos, antropométricos e sintomas osteomusculares. Para a avaliação do centro de pressão (COP), foi utilizado uma plataforma de força antes e depois da prática. O único fator que demonstrou diferença significativa no controle postural antes da prática de dança foi o gênero, sendo os homens que apresentam maiores deslocamentos no COP. Comparando o efeito da prática de 120 minutos de dança, em todos participantes, houve uma uma diminuição do deslocamento do COP na posição bipodal no COPap (p= 0.028) e COPvel (p= 0.003), na posição unipodal COPvel (p= 0.006) e na posição semi-tanden COPml (p= 0.026). O efeito imediato de uma prática de dança de salão contribui para o controle postural em ambos os sexos.Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Cada autor deve ler e assinar os documentos
(1) Declaração de Responsabilidade e
(2) Transferência de Direitos Autorais.
Primeiro autor: (nome e endereço)
______________________________
Título do manuscrito:
____________________________________________________________________________________________________________________
Declaração de Responsabilidade – Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar declaração de responsabilidade nos termos abaixo:
- Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
- Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.
- Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.
- No caso de manuscritos com mais de 6 autores a declaração deve especificar o nível de participação de cada autor. Conforme abaixo exemplificado.
1. Certifico que (1) Contribui substancialmente para a concepção e planejamento ou análise e interpretação dos dados; (2) Contribui significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo; e 3) Participei da aprovação da versão final do manuscrito.
Nome por extenso do(s) autor(es) Data
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
2. Transferência de Direitos Autorais – «Declaro que em caso de aceitação do artigo pela Revista Brasileira de Ciência e Movimento, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da (UCB/CELAFISCS), vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à RBCM.
Nome por extenso do(s) autor(es) Data
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________