CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO PRELIMINAR DO INSTRUMENTO DE OBSERVAÇÃO PARA METODOLOGIAS ATIVAS (IO-MA) NO ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS

Autores

  • Jéssica Dias Cardoso Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ana Flávia Backes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rodolfo Silva da Rosa Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Vinicius Zeilmann Brasil Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Leonardo Ristow Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Thaís Emanuelli da Silva de Barros Universidade do Estado de Santa Catarina
  • William das Neves Salles Universidade Federal de Santa Catarina
  • Valmor Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v30i1.13438

Resumo

O objetivo do estudo foi construir e validar o Instrumento de Observação para Metodologias Ativas (IO-MA) no ensino dos Jogos Esportivos Coletivos (JEC). Para tanto, foram avaliadas as dimensões Aprendizagem Significativa (AS), Envolvimento Ativo (EA) e Cooperação Social (CS). O desenvolvimento dos indicadores de cada dimensão ocorreu por meio de consulta na literatura especializada. O processo de validação de conteúdo do instrumento foi realizado por onze especialistas doutores com experiência na área da Educação Física. A coleta dos dados ocorreu a partir da análise em vídeo de uma aula de um professor expert. A análise da fidedignidade inter-avaliadores foi realizada por sete avaliadores doutores e ampla experiência na área da Educação Física. Os dados foram analisados aplicando-se o coeficiente V de Aiken para a validação de conteúdo e o índice de concordância Kappa para fidedignidade intra e inter-avaliadores. Os resultados revelaram que o IO-MA obteve altos índices de validade de conteúdo tanto para a avaliação do instrumento global (V=0,88), quanto para as dimensões clareza de linguagem (V=0,84), pertinência prática (V=0,90) e relevância teórica (V=0,91). O IO-MA também apresentou índices considerados quase-perfeitos de fidedignidade intra (Kappa=1,00) e inter-avaliadores (Kappa=1,00). A versão final do IO-MA foi composta por 15 itens/comportamentos distribuídos em três dimensões (AS=6, EA=5, CS=4). Conclui-se que o IO-MA é um instrumento acessível e aplicável para a observação do comportamento de professores e futuros professores no que diz respeito ao uso de metodologias ativas para o ensino dos JEC no contexto brasileiro.

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Biografia do Autor

Jéssica Dias Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Ciências do Movimento Humano (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2236555381829087

Ana Flávia Backes, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Física (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6759154852719168

Rodolfo Silva da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Educação Física (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6542522245463233

Vinicius Zeilmann Brasil, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Educação Física, (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Professor na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Departamento de Educação Física. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7488411738269363

Leonardo Ristow, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Ciências do Movimento Humano (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2647252264138220

Thaís Emanuelli da Silva de Barros, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Educação Física (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9324564116885277

William das Neves Salles, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Física, (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7808645575639601

Valmor Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Ciências do Desporto (Universidade do Porto, Faculdade de Desporto). Professor na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Departamento de Educação Física. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5224924080488783

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Publicado

2022-04-18

Edição

Seção

Artigo Original