POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO DOS SABERES CONCEITUAIS TÉCNICOS DO HANDEBOL

Autores

  • Mateus Henrique Servilha de Lucca Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/ Rio Claro
  • Fernanda Moreto Impolcetto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/ Rio Claro
  • Guy Ginciene Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v29i4.13498

Resumo

As discussões que permeiam a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação dentro do ambiente escolar avançaram nos últimos anos trazendo reflexões acerca do tema. De forma a compreender as expectativas dos alunos, a Educação Física mostra-se interessada na produção de estratégias que visam a utilização de recursos tecnológicos, a fim de ampliar as possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem. Por outro lado, a compreensão do fenômeno esportivo tem sido ampliada com investigações acerca de metodologias de ensino atuais, que visam direcionar os conhecimentos para as intervenções pedagógicas. Com isso, os saberes conceituais técnicos tem relação com o conhecimento conceitual do aluno sobre o jogo, articulando conceitos e fatos que conduzam à compreensão da modalidade. Essa pesquisa tem por objetivo investigar as possibilidades do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol em uma unidade didática, para o ensino médio. A implementação contou com 22 aulas para 40 alunos do segundo ano do ensino médio. A investigação de natureza qualitativa, teve como método a pesquisa participante e como técnica para coleta de dados, a observação participante e o grupo focal. Os dados foram tratados por meio da análise das categorias de codificação. Os principais resultados indicam que a utilização dos recursos tecnológicos como as redes sociais, a internet e o celular nas aulas, foi capaz de desenvolver os conhecimentos acerca dos temas, possibilitou um aprofundamento sobre os saberes conceituais técnicos e motivou a participação dos alunos. Conclui-se que a utilização das tecnologias durante as aulas de Educação Física escolar possibilitou verificar estratégias que podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem do handebol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Henrique Servilha de Lucca, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/ Rio Claro

http://lattes.cnpq.br/7455806768661317

Fernanda Moreto Impolcetto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/ Rio Claro

Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro, responsável pelas disciplinas de Educação Física escolar I, II e III e coordenadora do Curso de Educação Física. É docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (mestrado e doutorado) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede. http://lattes.cnpq.br/8235194832537824

Guy Ginciene, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Adjunto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEFID / UFRGS. Coordenador do Laboratório de Estudos Multidisciplinares do Esporte (LEME). http://lattes.cnpq.br/4920258823233058

Downloads

Publicado

2022-03-22

Edição

Seção

Artigo Original