O "ESTADO DA ARTE" DO VOLEIBOL E DO VOLEIBOL NA ESCOLA

Autores

  • Fernanda Moreto Impolcetto Universidade Estadual Paulista
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v24i4.5581

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar o “estado da arte” da produção da área da Educação Física relacionada ao voleibol e ao voleibol na escola. Para a realização do mesmo, optou-se pela utilização de um método misto de pesquisa, que combina a pesquisa qualitativa e quantitativa. A dimensão qualitativa tem referencial na análise de conteúdo e foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica sobre a produção acadêmica da área da Educação Física em relação ao voleibol e ao voleibol na escola, composta por livros e capítulos de livros, além de dissertações, teses e artigos de periódicos publicados nos últimos dez anos, que foram distribuídos em categorias de análise. Os resultados indicam que: 46,25% dos trabalhos analisados pertencem a categoria denominada como biodinâmica; 31,25% equivalem à sociocultural e 22,5% à pedagógica. Na categoria pedagógica do total de 22,5% dos trabalhos sobre voleibol, apenas 12,5% correspondem à Educação Física escolar. Os resultados evidenciam que os trabalhos de voleibol classificados na subárea pedagógica apresentam um baixo percentual em relação às subáreas da biodinâmica e sociocultural e em termos de trabalhos de voleibol relacionados à Educação Física escolar o percentual diminui ainda mais. Além disso, foi possível verificar que parte das obras segue uma perspectiva tradicional para o tratamento da modalidade na escola, privilegiando o ensino dos fundamentos técnicos e táticos por partes, além de alguns conteúdos conceituais como a história de criação do voleibol e surgimento no Brasil, a evolução de suas regras e as regras básicas atuais. Apenas alguns trabalhos mais recentes propõem o ensino da modalidade a partir do jogo ou da compreensão de sua dinâmica, antes da aprendizagem dos fundamentos técnicos e táticos, além de uma diversificação dos conteúdos conceituais e propostas para reflexões sobre valores e atitudes nas aulas.

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Biografia do Autor

Fernanda Moreto Impolcetto, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP de Rio Claro (2012). É Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Física da Unesp de Rio Claro. É membro do grupo de estudos LETPEF (Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física Escolar) desenvolvendo pesquisas principalmente na área da Educação Física escolar e Pedagogia do Esporte. http://lattes.cnpq.br/8235194832537824

Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista

Graduada em Educação Física pela Universidade de São Paulo, USP, São Paulo – SP. Mestre em Educação Física pela USP, São Paulo – SP. Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela USP, São Paulo – SP. Livre docente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Rio Claro – SP. Assistente Doutora do Departamento de Educação Física da UNESP, Campus de Rio Claro – SP. (Avenida 24A, n. 1515, Rio Claro – SP, CEP 13506-000, (19) 3526-4352, surayacd@rc.unesp.br) http://lattes.cnpq.br/1055731898835975

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Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigo de Revisão