AVALIAÇÃO DE TRAÇOS DE PERSONALIDADE EM FUTUROS EDUCADORES DO ESPORTE BRASILEIRO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n4p48-55

Autores

  • Carlos Rey Perez Escola de Educação Física e Esporte - USP
  • Ivan S Rabelo Escola de Educação Física e Esporte - USP
  • Katia Rubio Escola de Educação Física e Esporte - USP

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v21i4.4013

Resumo

Considerando a posição de destaque do Brasil enquanto potência internacional no contexto esportivo, a efetivação de megaeventos, entre eles, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, ou mesmo por todo o brilhantismo dos atletas e equipes esportivas nas mais diversas modalidades e torneios mundiais, voltar os olhares para aqueles que serão os futuros formadores e técnicos desses atletas, é começar a tratar da base para a prometida geração de atletas de alto rendimento. Desta maneira, esta pesquisa teve como objetivo explorar os traços de personalidade de estudantes de ensino superior de Educação Física na cidade de São Paulo, por meio do Questionário de Personalidade de Eysenck (EPQ), que avalia os fatores Extroversão/Introversão, Neuroticismo e Psicoticismo, além de perguntas relativas ao controle do falseamento das respostas (Lie Scale). Os resultados apontam níveis de Extroversão e Neuroticismo elevados neste grupo quando comparados com outras pesquisas e verificou-se uma correlação significativa e negativa entre estes mesmos fatores. Em relação às diferenças entre gêneros, observou-se que o fator Neuroticismo apresentou diferenças estatisticamente significativas indicando médias mais elevadas para o sexo feminino. Os traços de personalidade Extroversão e Neuroticismo, sob a perspectiva do modelo de Eysenck, podem ser considerados como construtos importantes para a carreira na área da Educação Física e Esporte.

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Biografia do Autor

Carlos Rey Perez, Escola de Educação Física e Esporte - USP

Mestre em Educação Física

Ivan S Rabelo, Escola de Educação Física e Esporte - USP

Mestre em Psicologia com foco em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (USF)

Katia Rubio, Escola de Educação Física e Esporte - USP

Possui graduação em Bacharel Em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1983), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo e professora convidada do Instituto Sedes Sapientiae. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do esporte, psicologia social do esporte, olimpismo, psicologia do esporte no brasil e psicologia do esporte aplicada.

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Publicado

2013-10-06

Edição

Seção

Artigo Original