ATIVIDADE FÍSICA RELACIONADA AO ESTRESSE NO TRABALHO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p68-76

Autores

  • Melissa de Carvalho Souza Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alcyane Marinho Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Thiago Sousa Matias Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Camila da Cruz Ramos de Araujo Univerisdade do Estado de Santa Catarina
  • Silvia Rosane Parcias Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Zenite Machado Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v22i4.4442

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a relação entre atividade física e estresse no trabalho de professores universitários. A amostra foi constituída por 92 professores com média de idade de 47,1±9,2 anos, sendo 59,8% mulheres e 40,2% homens. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário autoaplicável dividido em quatro blocos: a) informações gerais; b) situação socioeconômica; c) atividade física (IPAQ – versão curta); d) escala de estresse no trabalho, versão resumida da “job stress scale” para o português. Os resultados demonstraram que a maioria dos professores são doutores (58,7%), com carga horária semanal de 40 horas (85,4%), com dedicação integral (76,1%) e pertencem ao estrato econômico B (50%). São suficientemente ativos (54,4%), não havendo diferenças significativas entre os sexos. Quanto ao nível de estresse no trabalho, as mulheres apresentaram maiores médias, com diferença significativa na demanda psicológica e somatório total da escala. Na comparação entre estresse e atividade física, houve significância na demanda psicológica, demonstrando que neste estudo a atividade física parece não ser suficiente para controlar o estresse, existindo influência negativa de outras variáveis que não foram estudadas. Palavras-chave: Docentes. Atividade física. Estresse ocupacional

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Biografia do Autor

Melissa de Carvalho Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina - CEFID/UDESC (2012). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC. Atua em projetos de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida.

Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina, mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Motricidade Humana na área da Saúde e Condição Física na Faculdade de Motricidade Humana - FMH/UTL. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC. Atua na área da Educação Física com ênfase em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida, atuando principalmente com meia idade e idosos.

Alcyane Marinho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Educação Física pela UNESP de Rio Claro (SP). Mestre e Doutora em Educação Física, Área de Estudos do Lazer, pela UNICAMP (Campinas, SP). Realizou estágio pós-doutoral no Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). É Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física do Centro de Desportos da UFSC, na área de concentração "Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física" e na linha de pesquisa "Teorias sobre o Corpo, Movimento Humano, Esportes e Lazer". É líder do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC.

Thiago Sousa Matias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciado em Educação Física e Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Atualmente cursa o Programa de Doutorado estudando temáticas ligadas ao estilo de vida, adoção de comportamento de risco e participação em atividade física e esportiva de estudantes adolescentes da rede pública de Santa Catarina. Professor Assistente da Universidade do Estado de Santa Catarina, pesquisador do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício - LAPE. É professor do curso de Educação Física da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Atua em linhas de pesquisa como: Atividade Física e Saúde, Psicologia do Esporte e do Exercício, Psicologia da Educação Física Escolar e Aprendizagem Motora

Camila da Cruz Ramos de Araujo, Univerisdade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Integrante do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC. Participa dos projetos de pesquisa e ensino nesta instituição, com foco no tema Atividade Física e Saúde.

Silvia Rosane Parcias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Psiquiatria, Neurologia y Neurociencias - Universidad de Zaragoza/Es-UNIZAR (2006). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Coordenadora do Grupo de pesquisa Atividade Física, Saúde e Gerontomotricidade (NASFIGE) do Laboratório de Desenvolvimento Humano LADEHU/UDESC-SC e Coordenadora do Laboratório de Anatomia do CEFID/UDESC-SC. Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL. Tem experiência na área da Saúde, com ênfase em Neurociências, atuando principalmente nos seguintes temas: motricidade humana, cognição, gerontomotricidade, transtornos mentais,dependência química e neuroanatomia.

Zenite Machado, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976-1978), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1995-1997) e doutorado em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa (2004-2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento Motor, Crescimento Físico, Estado Nnutricional, Atividade Física e Qualidade de Vida.

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Publicado

2014-11-21

Edição

Seção

Artigo Original