QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CAMPO BOM, RS - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p47-54

Autores

  • João Carlos Jaccottet Piccoli Universidade Feevale
  • Daisiane Mendes Universidade Feevale
  • Daniela Müller de Quevedo Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v22i4.4902

Resumo

O objetivo deste estudo descritivo, de corte transversal, foi avaliar o nível de qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) de estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Campo Bom, RS. A amostra foi composta por 63 adolescentes, de 14 anos de idade, de ambos os sexos, selecionados de forma por conveniência. Utilizou-se o Kidscreen-52, instrumento transcultural europeu, instrumento genérico que pode ser usado para monitorar, avaliar e medir a saúde subjetiva relacionada à qualidade de vida para crianças e adolescentes, através de dez dimensões: atividades físicas e saúde, sentimentos, humor em geral, sobre você mesmo, tempo livre, família e vida em casa, assuntos de dinheiro, amigos, escola e aprendizagem e bullying. Os dados foram submetidos à estatística descritiva e utilizou-se o teste “t” para se comparar as médias entre os sexos por dimensão do Kidscreen(? = 0,05). Os resultados apontaram que os meninos apresentaram melhor percepção da QVRS nos domínios: Sentimentos, com pontuação de 84,8 pontos (p?0,01); Tempo livre, 80,6 pontos(p?0,05) e Família e vida em casa, com pontuação de 82,1(p?0,01). As meninas apresentaram melhor percepção da QVRS nos domínios: Humor em geral com 56,7 pontos(p?0,01) e Bullying, 77,1 pontos(p?0,01). Nos demais domínios não houve diferença significativa entre os sexos. Foi, então, concluído que os adolescentes pesquisados possuem boa percepção da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) e que meninos apresentaram melhor percepção da Qualidade de vida relacionada à saúde na maioria dos domínios em relação às meninas.

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Biografia do Autor

João Carlos Jaccottet Piccoli, Universidade Feevale

Graduado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas, RS (1973) e Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas, RS (1977). especialista em Ginástica, ESEF/UFPel (1979), M.Sc. em Educação Física pela Iowa State University, Ames, Iowa, USA (1983) e Ph.D. em Educação Física pela Ohio State University, Columbus, Ohio, USA (1985). Professor titular da Universidade Feevale, docente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e do Curso de Educação Física da Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS.

Daisiane Mendes, Universidade Feevale

Licenciada em Educação Física pela Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil; bolsista de Iniciação Científica no Projeto Envelhecimento e qualidade de vida: um estudo em municípios selecionados da região do Vale do Sinos, RS da Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Daniela Müller de Quevedo, Universidade Feevale

Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental; Docente do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil.

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Publicado

2014-10-02

Edição

Seção

Artigo Original