IDENTIDADE E INTERCULTURALIDADE NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p171-184

Autores

  • Carlo Henrique Golin UFMS - CÂMPUS PANTANAL
  • Luis Otávio Teles Assumpção UCB
  • Ricardo Lira de Rezende Neves UFG
  • Luís Carlos Lira UFJF
  • Tânia Mara Vieira Sampaio UCB

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v22i4.5162

Resumo

Esse artigo faz uma revisão conceitual articulando o tema fronteira com as questões de Educação, identidade e interculturalidade, focando especialmente as formas de discriminação sobre o corpo etnicamente diferente e as possíveis implicações para a área de Educação Física na escola. O texto procura contemplar questões gerais e particulares quando considera a complexidade da região fronteiriça de Corumbá no Estado de Mato Grosso do Sul-Brasil, local que faz divisa com a Bolívia. Deste modo o objetivo do texto foi analisar as aproximações e contradições teóricas desse campo relativamente novo para área da Educação Física, procurando provocar novas perspectivas em torno dessa complexa temática para área. Nessa análise foi possível perceber a importância de discutir o hibridismo sociocultural, elementos que podem contribuir para diminuir e/ou aumentar os entraves discriminatórios sobre as pessoas etnicamente diferentes que convivem nesses espaços fronteiriços. Portanto, aspectos esses que podem influenciar de certa forma a prática da Educação Física, indicando que os professores devem ter uma maior atenção aos múltiplos aspectos étnicos em região de fronteira, notadamente ao exercerem seus processos educativos no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlo Henrique Golin, UFMS - CÂMPUS PANTANAL

Doutorando em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB); Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005); Especialista em Educação Física Escolar (2000) e graduado em Educação Física (1999) pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS no curso de Educação Física (Câmpus do Pantana - CPAN) em Corumbá-MS. Líder do GePPan (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física do Pantanal - UFMS/CPAN).

Luis Otávio Teles Assumpção, UCB

Bacharel, Mestre e Doutor em Sociologia. Membro da Sociedade Brasileira de Sociologia e International Sociology of Sport Association.

Ricardo Lira de Rezende Neves, UFG

Possui graduação em Educação Fisica pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1996) e mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2004). Atualmente é professor assistente i da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, escola e prática pedagógica, estágio - educação física, ed. fisica e atividade física e saúde.

Luís Carlos Lira, UFJF

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e ingressou no Programa de Pós-Graduação (Doutorado) na Universidade Católica de Brasília(2011) . Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Tânia Mara Vieira Sampaio, UCB

Bacharel em Teologia pela UMESP (1981). Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Magistério para Deficientes Mentais pela UNIMEP (1998). Mestre e Doutora em Ciências da Religião pela UMESP.

Downloads

Publicado

2014-11-21

Edição

Seção

Ensaio