EFFECTS OF COMBINED EXERCISES PERFORMED IN DIFFERENT PERIODS OF THE DAY ON POST-EXERCISE BLOOD PRESSURE IN BRAZILIAN JIU JITSU ATHLETES DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n4p150-158

Autores

  • Rafaello Pinheiro Mazzoccante Universidade Católica de Brasília
  • Marcelo Magalhães Sales Universidade Católica de Brasília
  • Ioranny Raquel Castro de Sousa Universidade Católica de Brasília
  • José Fernando Vila Nova de Moraes de Moraes Universidade Vale do São Francisco
  • Herbert Gustavo Simões Universidade Católica de Brasília
  • Carmen Silvia Grubert Campbell Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v23i4.5247

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n4p150-158 The post-exercise hypotension has extensively amply investigated with combined exercise (aerobic + resistance), however, is still unknown its response in different periods of the day. Objective: To determine the effect of a combined exercise session performed at different times of the day on the blood pressure response after exercise. The indirect test of aerobic fitness and 12RM were evaluated in 9 healthy men (22±3.7 year old, 176±5 cm stature, 6.8±2.1% body fat). Four experimental sessions (two morning and two afternoon): resistance+aerobic and control; resistance exercises (3 sets at 90% of 12RM, 6 exercises) and aerobic (90% of the lactate minimum velocity, 15 minutes). The workout in the morning presented a hypotensive effect in SBP (mean recovery 1h) (109.5±6.9mmHg) compared to control morning session (117.4±5.6mmHg) (p=0.001). Both sessions combined exercise were interesting exercise to promote HPE, but it was not evident difference between the exercise sessions.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaello Pinheiro Mazzoccante, Universidade Católica de Brasília

Mestre em Educação Física (2014) pela Universidade Católica de Brasília. Integrante do grupo de estudos de Desempenho Humano e das Respostas Fisiológicas ao Exercício.

Marcelo Magalhães Sales, Universidade Católica de Brasília

Graduado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília, mestre em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (bolsista CNPq\bolsista CAPES-modalidade I) e atualmente é estudante de doutorado (bolsista CAPES-modalidade I) em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Ademais, é integrante do grupo de estudos do desempenho humano e das respostas fisiológicas ao exercício. Tem como principal linha de atuação e pesquisa a avaliação do desempenho físico e saúde em populações especiais (diabetes, hipertensão e obesidade). Além disso, também desenvolve estudos em biologia molecular na população diabética (Telômeros). Atualmente é professor de fisiologia neuromuscular e exercício físico no tratamento do diabetes e hipertensão do Instituto Brasil de pós-graduação Boa Vista - Roraima, além de ministrar as disciplinas de bioestatística e metodologia da pesquisa na pós-graduação Lato Sensu da Universidade Católica de Brasília. Adicionalmente, ministra as disciplinas de fisiologia e prescrição de exercício físico para grupos especiais e bioquímica na pós-graduação Lato Sensu da Faculdade Centro Mato-Grossense (FACEM) em Sorriso-MT.

Ioranny Raquel Castro de Sousa, Universidade Católica de Brasília

Estudante de Mestrando em Educação Fisica pela Universidade Católica de Brasília (Bolsista PROSUP/CAPES). Licenciada e graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (Bolsista Prouni). Atualmente, atuante em pesquisas relacionadas Atividade Física, Fisiologia do Exercício, Saúde, Educação, Lazer e Gênero e Esporte e Gênero. Integrante dos Projetos de Pesquisa/Extensão intitulado (Projeto Gênero, Esporte, Lazer, Saúde e Sociedade; Lazer e Cidadania: Processo Educativo e Capacitação de Animadoras Sócio-Culturais) financiados pelo CNPq.

Herbert Gustavo Simões, Universidade Católica de Brasília

Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Mestre em Ciências Fisiológicas (1997) e Doutor em Ciências (2002) pela Universidade Federal de São Carlos (2002), com Estágio Doutoral no Laboratory of Food, Nutrition and Exercise Sciences na Florida State University com apoio FAPESP. Realiza pós-doutorado na University of Miami, Miller School of Medicine, supervisionado por Dr John E Lewis, sobre tecnologias não invasivas para detecção precoce da pré-disposição ao diabates e hipertensão arterial, com bolsa CNPq. Diretor (afastado) do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física da Universidade Católica de Brasília desde 2009, o qual evoluiu para Conceito 5 no último resultado da trienal/CAPES de 2013. Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ1-B do CNPq e Membro do Conselho da FAP-DF. Tem experiência em Fisiologia Humana Geral e Fisiologia do Exercício, com ênfase em Avaliação Funcional e Respostas Glicêmicas e Hemodinâmicas ao Exercício. Atua principalmente nos seguintes temas: Efeitos hipotensores e hipoglicemiantes do exercício; Avaliação funcional a partir das respostas do lactato sanguíneo, glicemia e de variáveis ventilatórias em atletas e não-atletas, bem como em populações especiais (diabéticos, idosos, obesos e hipertensos). Atua como treinador de atletas na categoria Master, além de ser também atleta de atletismo desde os 14 anos de idade. Atualmente, como atleta Master, foi Campeão Mundial dos 400m com barreiras e Vice-Campeão Mundial dos 110m com barreiras categoria 40-44 anos, do 20th World Masters Athletics Championship, sendo recordista sul-americano em ambas as provas.

Carmen Silvia Grubert Campbell, Universidade Católica de Brasília

Licenciada em Educação Física (1993) e Mestre em Ciências da Motricidade (1998) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Rio Claro. Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade de São Paulo - USP (2004). Atualmente trabalha na Universidade Católica de Brasília (UCB) como Professora da Graduação em Educação Física ministrando a disciplina Crescimento e Desenvolvimento Humano; Professora, orientadora e pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física ministrando as disciplinas Bioquimica do Exercício;Tópicos Relacionados à Atividade Física, Saúde, Obesidade e Nutrição; Coordena o Curso de PG Lato Sensu em Educação Física Escolar; o Laboratório de Estudos em Educação Física e Saúde (LEEFS) e o Grupo de Estudos dos Benefícios do Exercício Físico para a Saúde Infantil (GEBEXFISI). Atua nas seguintes linhas de pesquisa com crianças: avaliação da saúde e da aptidão física; desenvolvimento de estratégias educativas para o controle e prevenção do sobrepeso, obesidade, hipertensão e diabetes; efeito de brincadeiras ativas sobre a saúde, as funções cerebrais e o desempenho escolar em crianças e impacto do brincando e aprendendo sobre a saúde e o desempenho escolar de crianças. Suas principais pesquisas envolvem os temas: Efeitos de um programa multidisciplinar de educação em saúde, realizado em acampamento de férias, e do uso de aplicativo para celular sobre a saúde e estilo de vida de crianças com sobrepeso e Influência das brincadeiras ativas sobre as funções cerebrais, desempenho escolar, composição corporal e pressão arterial em crianças. Atualmente (Ago-Set/14 a Ago/15) realiza Post doc na University of Miami Miller School of Medicine - Florida - EUA, sob supervisão do Prof. Dr. John E. Lewis pesquisando a contribuição do exercício físico e do uso de tecnologias de diagnóstico não invasivas para detecção precoce do pré diabetes e pré hipertensão.

Downloads

Publicado

2015-12-02

Edição

Seção

Artigo Original