PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS LUTAS NO BRASIL: ANÁLISE DE CONTEXTOS NÃO FORMAIS DE ENSINO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p12-23

Autores

  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino Unesp Rio Claro
  • Suraya Cristina Darido Unesp - Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v23i1.5271

Resumo

Este estudo analisou a prática pedagógica das lutas em contextos não formais de ensino no Brasil, por meio de observações e entrevistas com professores experientes nas seguintes práticas corporais: karatê, judô, jiu jitsu e kung fu. Os resultados foram submetidos à Análise de Conteúdo, cruzando as informações adquiras com os instrumentos utilizados e alocados nas categorias: rituais e cerimônias, tradição e disciplina, procedimentos de ensino, diferenciações no ensino de crianças e adultos e conformismo, criticidade e criatividade. De modo geral, as lutas são ensinadas privilegiando a repetição de gestos técnicos, não concentrando o processo nos praticantes que se-movimentam. Para que o ensino dessas modalidades seja mais crítico e criativo é necessário transformar determinadas condutas tradicionalmente construídas, permitindo que o ensino das lutas contribua para a formação e o desenvolvimento crítico de seus praticantes.

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Biografia do Autor

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Unesp Rio Claro

Bacharel e licenciado em Educação Física pela UNESP - Rio Claro, mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e doutorando em Ciências da Motricidade por esta mesma instituição. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física: Formação Profissional e Campo de Trabalho (NEPEF-FPCP). É Monitor de Esportes e professor de Educação Física.

Suraya Cristina Darido, Unesp - Rio Claro

Professora da Universidade Estadual Paulista - UNESP Rio Claro, Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências, professora do Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias por esta mesma instituição. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF).

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Publicado

2015-02-13

Edição

Seção

Artigo Original