FINANCIAMENTO DO ESPORTE DE RENDIMENTO NO BRASIL: PROGRAMA “BRASIL NO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO” (2004-2011)

Autores

  • Suélen Barboza Eiras de Castro Universidade Federal do Paraná
  • Bianca Natália Poffo Universidade Federal do Paraná
  • Doralice Lange de Souza Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v24i3.6000

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar o financiamento do programa federal “Brasil no Esporte de Alto Rendimento” de 2004 a 2011. Esta pesquisa, de natureza quantitativa descritiva, enfocou as dotações autorizadas e liquidadas das Leis Orçamentárias dos anos de 2004 a 2011 para o referido programa. Os dados foram coletados do Portal Siga Brasil e analisados por meio dos programas Microsoft Office Excel (2007) e Statistical Package for the Social Sciences (v. 22). Concluímos que os recursos orçamentários do programa apresentaram um crescimento expressivo a partir de 2008 em decorrência da realização de grandes eventos esportivos no país e de um maior investimento no esporte de rendimento. Apesar disto, ações do programa voltadas para a formação de atletas, como a concessão de "Bolsa atleta", detecção e avaliação de atletas de alto rendimento, e desenvolvimento de ciência, tecnologia e infraestrutura esportiva apresentaram restrições e oscilações financeiras, e outras, como no caso do pós-carreira de atletas, foram inexistentes. A realização de grandes eventos totalizou 65,5% dos recursos executados no programa, enquanto que as ações voltadas para o desenvolvimento do esporte de rendimento somaram 34,5%. A priorização de investimentos neste tipo de eventos em detrimento de outros tipos de investimentos tem implicações para o desenvolvimento do esporte.

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Biografia do Autor

Suélen Barboza Eiras de Castro, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação Física. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná.

Bianca Natália Poffo, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação Física. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Doralice Lange de Souza, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2016-09-10

Edição

Seção

Artigo Original