AS TÉCNICAS AVANÇADAS NA FORMAÇÃO DE TENISTAS COMPLETOS: UM ESTUDO SOBRE OS CONTEÚDOS DO TREINO DE TENISTAS INFANTOJUVENIS DE 11 A 14 ANOS

Autores

  • Roberto Tierling Klering Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabriel Henrique Treter Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Juan Pedro Fuentes Garcia Universidade de Extremadura
  • Carlos Adelar Abaide Balbinotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v24i4.6323

Resumo

Este estudo aborda o treinamento técnico-esportivo de tenistas infantojuvenis em relação às técnicas avançadas do tênis. Seu objetivo é descrever e analisar como é realizado o treinamento das técnicas avançadas de tenistas de 11 a 14 anos colocados entre os cinco melhores do ranking da Federação Gaúcha de Tênis. Foram entrevistados cinco treinadores de tênis com experiência no treinamento de tenistas infantojuvenis dos principais centros de treinamento da cidade de Porto Alegre, RS – Brasil. Os resultados indicam uma importante influência do modelo competitivo infantojuvenil no treinamento das técnicas avançadas, evidenciando aspectos característicos da especialização precoce das habilidades técnicas do tênis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Tierling Klering, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências do Movimento Humano

Gabriel Henrique Treter Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências do Movimento Humano

Juan Pedro Fuentes Garcia, Universidade de Extremadura

Doutor em Ciências do Desporto. Professor da Faculdade de Ciências do Deporto da Universidade de Extremadura, Cáceres - Espanha.

Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Desporto. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre – RS, Brasil

Downloads

Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigo Original