INCIDÊNCIA DE INATIVIDADE FÍSICA E FATORES ASSOCIADOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Thaís Yumi Takenaka University of São Paulo – USP
  • Marcelo Pagin University of São Paulo - USP
  • Lucas Melo Neves University of São Paulo - USP
  • Antônio Claret dos Santos Centro Universitário de Lavras - Unilavras
  • Giancarla Aparecida Botelho Santos Uiversidade Federal de Lavras - UFLA

Resumo

A atividade física é um componente fundamental na manutenção de aspectos positivos relacionados à saúde em todas as populações, incluindo a população universitária. Muitos fatores influenciam no nível de atividade física do indivíduo, dentre eles estão o consumo de tabaco e sobrepeso. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi caracterizar e verificar a incidência de inatividade física em estudantes universitários de uma cidade do Sul do Estado de Minas Gerais(Brasil), além de verificar possíveis fatores associados à mesma. Para isso, foram avaliados 388 universitários de ambos os sexos, quanto ao nível de atividade física através do IPAQ-reduzido, questões sócio-demográficas, econômicas, de saúde e comportamentais através de uma ficha de anamnese e medidas antropométricas. Foi verificada que 59,3% da amostra foi classificada como insuficientemente ativa e que a classe social alta (21,7%) prevaleceu sobre a baixa (20,4%). Entre os indivíduos que declararam realizar atividade física 47,5% foram classificados como sedentários. Quanto ao tipo de transporte utilizado, prevaleceu o transporte por veículo automotor (75,5%) com a maioria sendo classificados como sedentários. Acometimento físico, trabalho remunerado, deslocamento de ônibus, deslocamento de bicicleta e a realização de atividade física, demonstraram significância estatística(p ? 0,05) quando relacionados com a prática de atividade física. Ao analisar hoje o comportamento e estilo de vida dos jovens, consegue-se ter um prospecto de como será a população brasileira daqui a alguns anos. Isso demonstra que se fazem necessárias medidas preventivas e educativas voltadas à promoção de um estilo de vida mais saudável das populações, incluindo a população universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Yumi Takenaka, University of São Paulo – USP

Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS (2012) e graduação em Educação Física (Bacharelado) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Foi bolsista PICP pelo UNILAVRAS. Bolsista de monitoria esportiva na modalidade Rugby da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Participou do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Lavras (PIVIC/UFLA). Acompanha como fisioterapeuta colaboradora o time de Rugby da UFLA. Pós graduação em andamento em Treinamento de Força - da saúde ao alto rendimento pela Universidade de São Paulo - USP.

Marcelo Pagin, University of São Paulo - USP

Graduado em Educação Física (Bacharelado) na Universidade Federal de Lavras em 2014. Pós-graduação em Treinamento de Força (em andamento) na Universidade de São Paulo – USP. Participou do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Lavras (PIVIC/UFLA).

Lucas Melo Neves, University of São Paulo - USP

Cursa Doutorado na Universidade de São Paulo - USP, no Programa de Pós-Graduação em Educação Física e Esporte. Desenvolveu seus estudos de Mestrado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2014) e sua Graduação em Educação Física com habilitação plena na Universidade de Taubaté - UNITAU (2007). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: exercício, atividades motoras complexas, menopausa, ensaio clínico, avaliação e treinamento esportivo.

Antônio Claret dos Santos, Centro Universitário de Lavras - Unilavras

Possui graduação em Curso Superior em Segurança Pública - Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (1990), pós graduado Informática em educadação (1999), especialista em segurança pública (2001), mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2005) e especialista em gestão estratégica (2013). Atuando principalmente nos seguintes temas: segurança pública, portal corporativo, administração pública, gestão do conhecimento, EAD, universidade corporativa, gestão da qualidade, gestão estratégica, planejamento estratégico, BSC, inovação, inovação aberta, crowdstorming, crowdsourcing e governo aberto.

Giancarla Aparecida Botelho Santos, Uiversidade Federal de Lavras - UFLA

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1999),especialização em Pneumologia pelo Hospital Madre Tereza de Belo Horizonte (2000) e UFMG (2001), mestrado (2005) e doutorado (2008) em Fisiologia e Biofísica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem experiência nas áreas de Fisiologia Geral, Anatomia Humana e Socorros de Urgência. Vice-presidente do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFLA. Membro da comissão encarregada da elaboração e implantação do curso de medicina da UFLA.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigo Original