ATIVIDADE DE TREINADOR DE FUTEBOL NO BRASIL: OFÍCIO OU PROFISSÃO?

Autores

  • Marcelo Rodella Bettanim UNESP Rio Claro, São Paulo, Brasil
  • Hudson Fabricius Peres Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Cláudio Silvério da Silva UNESP Rio Claro, São Paulo, Brasil
  • Alexandre Janotta Drigo UNESP Rio Claro, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v25i1.6696

Resumo

Resumo: O futebol ocupa lugar de destaque no cenário desportivo brasileiro. Baseado em informações científicas e legislativas, quais os requisitos para ocupar o cargo de treinador de futebol no Brasil? Ao considerar a problemática entre o modelo artesanal e o científico em relação à ambiguidade de formação nos perfis de treinadores de futebol, o ponto de vista apresenta como objetivo discutir acerca dos requisitos exigidos para atuar como treinador de futebol no Brasil e sua relação com a legislação e a formação profissional em Educação Física embasada na literatura científica. Do ponto de vista da Lei vigente sobre a profissão de treinador, observa-se que não há obrigatoriedade do treinador ser graduado em Educação Física, apenas indica a preferência. Enquanto que a literatura científica defende a utilização do conhecimento científico adquirido em cursos universitários para o melhor desempenho e concretização dos objetivos propostos por esses treinadores em sua prática cotidiana de trabalho. O não reconhecimento e a desvalorização do treinador de futebol pelos clubes e pela sociedade são procedentes da falta de consenso legislativo e da recente profissionalização da Educação Física. Em conclusão, sugerimos que o debate e as reflexões acerca deste assunto sejam aprofundados para que este impasse seja solucionado e favoreça os envolvidos neste processo: os treinadores, os atletas, o futebol e a Educação Física. Palavras-chave: Educação Física; Treinador de Futebol; Formação Profissional; Conhecimento Científico.

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Biografia do Autor

Marcelo Rodella Bettanim, UNESP Rio Claro, São Paulo, Brasil

Mestre em Ciências da Motricidade, UNESP Rio Claro, São Paulo, Brasil Professor da rede municipal e estadual de São Paulo

Hudson Fabricius Peres Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestre em Ciências da Motricidade, UNESP Rio Claro, São Paulo, Brasil Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Câmpus Votuporanga, São Paulo, Brasil

Cláudio Silvério da Silva, UNESP Rio Claro, São Paulo, Brasil

Mestre em Ciências da Motricidade, UNESP Rio Claro, São Paulo, Brasil Aluno de Doutorado em Ciências da Motricidade, UNESP Rio Claro, São Paulo, Brasil

Alexandre Janotta Drigo, UNESP Rio Claro, São Paulo, Brasil

Doutor em Educação Física, UNICAMP Campinas, São Paulo, Brasil Pós-doutorando em Ciências da Motricidade, UNESP Rio Claro, São Paulo, Brasil Professor e Orientador Pleno do Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade – UNESP Rio Claro, São Paulo, Basil

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Publicado

2017-03-20

Edição

Seção

Ponto de Vista