DA NECESSIDADE À NEGAÇÃO: A PERCEPÇÃO DA CRISE EPISTEMOLÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA COMPREENSÃO DOCENTE

Autores

  • Kleber Tüxen Carneiro Universidade Federal de Lavras/MG (UFLA) http://orcid.org/0000-0003-0826-6172
  • Eliasaf Rodrigues de Assis Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta)
  • Maurício Bronzatto Palestrante

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v24i4.6825

Resumo

Considerando a complexidade que permeia a crise como fenômeno peculiar da existência humana e compreendendo-a para além do estado negativo de descontinuidade e da manifestação de sentimentos destrutivos, este artigo ocupa-se de refletir sobre as interfaces e oportunidades presentes em uma atmosfera de crise e de dimensionar o nível de consciência e a concepção dos professores de Educação Física quanto à existência histórica da crise na área e sua influência na constituição dos saberes deste campo curricular. Apresenta-se, inicialmente, uma espécie de fenomenologia da crise em busca de uma compreensão mais elaborada do fenômeno e as implicações que ele traz à consciência e ao comportamento humano, em especial o comportamento docente. A seguir, traça-se o percurso histórico dos caminhos da constituição da identidade da Educação Física escolar no Brasil tendo em vista diferentes contextos e influências, com destaque para o processo de redemocratização a partir dos anos 1980 – um “divisor de águas” – que suscita debates, instaura uma crise epistemológica na área e convida a inovações pedagógicas no âmbito do currículo, até então sob a égide do paradigma da aptidão física ou das aspirações do movimento de esportivização. Uma investigação junto a professores de Educação Física da rede pública do Estado de São Paulo, sujeitos cuja formação é atravessada pelo momento histórico em que a crise se estabeleceu na área, evidenciou o que a literatura especializada tem apresentado: ou um desconhecimento, ou uma consciência vaga sobre a incidência da crise, com repercussões para a prática pedagógica docente, carente de um alargamento das fronteiras epistemológicas.

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Biografia do Autor

Kleber Tüxen Carneiro, Universidade Federal de Lavras/MG (UFLA)

Graduado em Educação Física e Pedagogia, com especialização em Pedagogia do Movimento, Mestrado e Doutorado em Educação Escolar. Atualmente é docente na Universidade Federal de Lavras - MG (UFLA). Participa como membro pesquisador do Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte - LEAPE.

Eliasaf Rodrigues de Assis, Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta)

Graduado em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Educação Escolar. Formador do PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa) pela UNESP e atualmente é docente no Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta).

Maurício Bronzatto, Palestrante

Graduado em Letras e Pedagogia e é Doutor em Educação Escolar pela Unesp. Concentra sua produção de estudos, pesquisas e artigos acadêmicos na área da Psicologia Moral. Atualmente é consultor pedagógico e palestrante da Editora FTD.

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Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigo Original