RISCO DE USO DE DROGAS EM ADOLESCENTES: IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO

Autores

  • Monica Jane Cabral da Silva
  • Tarciano Ricardo Holanda Leite
  • Leonardo dos Santos Oliveira
  • Priscilla Pinto Costa da Silva
  • Emília Amélia Pinto Costa Rodrigues
  • Aline de Freitas Brito Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v27i3.7808

Resumo

O Programa Segundo Tempo (PST) é um programa do Governo Federal que busca democratizar o acesso à prática do esporte, por meio da parceria com as Secretarias de Esporte e Lazer. Entende-se que por meio da prática esportiva, os sujeitos têm a possibilidade de compreender melhor seu corpo, suas limitações e potencialidades, entre outros aspectos. Além disso, o esporte pode conduzir as crianças e adolescentes para um caminho longe das drogas. Nesta perspectiva, este estudo identificou o risco para o uso de drogas ilícitas nos alunos praticantes do PST da cidade de João Pessoa/PB por meio do perfil socioeconômico e de caráter familiar. Sessenta e dois adolescentes, com idade entre 12 e 16 anos, matriculados no PST, responderam a um questionário sobre informações pessoais, socioeconômicas e culturais, além de perguntas objetivas relacionadas ao tema do estudo. Foi verificado um maior percentual do uso de drogas ilícitas entre os adolescentes com pais divorciados (56,5%). Observou-se uma associação entre o uso de drogas com o tempo livre, com o parente que reside com o adolescente e com o estado civil dos pais. Em adição, ficou caracterizada uma tendência linear de associação entre o o uso de drogas e a renda familiar dos alunos/escolaridade da mãe. Foi possível constatar que a prática de esportes é a atividade que ocupa o maior tempo livre destes adolescentes. Neste caso, é preciso ater-se à importância do diálogo dentro dos projetos sociais, podendo ser um meio eficaz aliada a prática esportiva. Portanto, é necessário um trabalho multidisciplinar com professores de educação física, assistentes sociais e psicólogos, para que, de forma conjunta, elaborem estratégias de intervenção com intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida a esses adolescentes.

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Biografia do Autor

Monica Jane Cabral da Silva

Possui graduação em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Possui ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR pelo CINTEP-PB. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em promoção a saúde.

Tarciano Ricardo Holanda Leite

Possui graduação em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Possui ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR pelo CINTEP-PB. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em promoção a saúde.

Leonardo dos Santos Oliveira

graduado em Educação Física pela UFPB (2004-2008), mestre em Educação Física pela UPE/UFPB (2009-2011) e doutorando em Educação Física pela UEM/UEL (2015-atual). É membro do Grupo de Pesquisa Neurociências Motoras (NEMO) pela UEL, do Grupo de Pesquisa em Cineantropometria, Atividade Física e Saúde, Desenvolvimento e Desempenho Humano (GPCASD/CNPq) e do Laboratório de Cineantropometria e Desempenho Humano (LABOCINE/CNPq) pela UFPB e, também, do grupo de Avaliação da Performance Humana pela UPE. Atua, especialmente, nos temas ligados à Avaliação do Desempenho Humano, Comportamento Motor, Biomecânica do Esporte, Cineantropometria e Voleibol.

Priscilla Pinto Costa da Silva

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2008). Mestrado em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE / UFPB (2011), e Doutorado pelo mesmo programa (2016). Atualmente é Professora da Universidade Federal do Rio Grande no Norte - UFRN. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em estudos socioculturais, lazer e aventura.

Emília Amélia Pinto Costa Rodrigues

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação Strictu Senso em Educação Física UPE / UFPB (2011). Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2008). Integrante dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de estudos e pesquisa em lazer, esporte e cidade- GEPLEC, da UFPR e Grupo de Estudos e Pesquisas Sócio-Culturais: o indivíduo em educação física e desporto, da UPE. Na graduação foi bolsista da Rede Cedes. A partir do ano 2016 a autora passou a utilizar o sobrenome Costa Rodrigues.

Aline de Freitas Brito, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí - Educação Física - Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

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Publicado

2019-08-24

Edição

Seção

Artigo Original