PLURALISMO METODOLÓGICO NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Priscilla Pinto Costa Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Raquel Mendes dos Santos Universidade de Pernambuco/ Universidade Federal da Paraíba
  • Patricia de Jesus Costa dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Emília Amélia Pinto Costa Rodrigues Universidade Federal do Paraná
  • Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v24i4.6528

Resumo

O estudo objetiva investigar e discutir o pluralismo metodológico como possibilidade na pesquisa em educação física e ciências do desporto. Utilizou-se mapa conceitual e levantamento da produção científica sobre pluralismo metodológico na área da saúde. Utilizou-se as bases de dados MedLine, Scielo, Scopus, Web of Science, ASSIA e SportDiscus, selecionando 11 estudos apreciados pela análise de conteúdo.Duas categorias analíticas foram construídas: pluralismo metodológico nas ciências da saúde, e pluralismo metodológico e as pesquisas sobre saúde mental.Observou-se a possibilidade e necessidade de desenvolver pesquisas na área da educação física e ciências do desporto por meio pluralismo metodológico.

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Biografia do Autor

Priscilla Pinto Costa Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Educação Física.

Ana Raquel Mendes dos Santos, Universidade de Pernambuco/ Universidade Federal da Paraíba

Aluna do doutorado da Universidade de Pernambuco. Escola Superior de Educação Física

Patricia de Jesus Costa dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Professora educação no campo

Emília Amélia Pinto Costa Rodrigues, Universidade Federal do Paraná

Professora de educação física

Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas, Universidade de Pernambuco

Professora da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco

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Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigo de Revisão