EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Jederson Garbin Tenório Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Lazer, Práticas Corporais e Cultura(GELC)-UNIMEP. Professor da Rede de Ensino de Mato Grosso.
  • Cinthia Lopes da Silva Professora da UNIMEP. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Lazer, Práticas Corporais e Cultura (GELC), cadastrado no CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v28i1.9066

Resumo

O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar uma experiência pedagógica junto a alunos do Ensino Médio em aulas de Educação Física a partir dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC). As aulas de Educação Física no Ensino Médio, geralmente apresentam alguns problemas pertinentes, tais como: privilégios aos alunos mais habilidosos em detrimento dos demais; conteúdos repetitivos; predomínio de competição exacerbada e, em alguns casos, mínima intervenção pedagógica. Como procedimento metodológico, realizamos pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, de tipo participante, sendo este um estudo qualitativo, que teve como técnica a utilização de questionários e diário de campo. A experiência foi realizada ao longo de 8 (oito) aulas, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, composta por 7 (sete) meninos e 11 (onze) meninas. Como resultado, consideramos que o ensino sistêmico dos JDC possui uma interface com a educação para o lazer e o referencial cultural, podendo auxiliar na minimização de problemas existentes nas aulas como exclusão, desânimo, individualismo e falta de aprendizagem. Pudemos observar no início da experiência pedagógica uma estrutura social que era movida em torno dos mais habilidosos, que aos poucos foi se modificando com a intervenção pedagógica que utilizou o ensino sistêmico dos JDC. Ao oportunizar esse modelo de ensino, as aulas se tornaram diferentes, divertidas e menos excludentes, demonstrando a relevância de uma mediação pedagógica no Ensino Médio que: a) considere o contexto cultural dos educandos; b) valorize atividades que exploram o componente lúdico; c) oportunize diferentes experiências na esfera da cultura corporal de movimento; d) utilize o ensino sistêmico dos JDC na aprendizagem de uma modalidade esportiva e; e) contribua na formação de praticantes e espectadores críticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jederson Garbin Tenório, Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Lazer, Práticas Corporais e Cultura(GELC)-UNIMEP. Professor da Rede de Ensino de Mato Grosso.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001). Especialista em Educação Física Escolar pela UFMT (2003). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela FACIS-Unimep, Área de Concentração - Movimento Humano e suas relações com a Cultura e a Educação. Linha de Pesquisa:Pedagogia do Movimento e Lazer. Atualmente é professor da Escola Estadual Manoel Soares Campos e professor da Escola Municipal Daniel Titton. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Lazer, Práticas Corporais e Cultura(GELC). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar.

Cinthia Lopes da Silva, Professora da UNIMEP. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Lazer, Práticas Corporais e Cultura (GELC), cadastrado no CNPq.

Possui graduação em Bacharelado - Treinamento em Esportes pela Faculdade de Educação Física/UNICAMP (1997), graduação em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física/UNICAMP (2002), mestrado em Educação Física - área Estudos do Lazer pela Faculdade de Educação Física/UNICAMP (2003) e doutorado em Educação Física - área Educação Física e Sociedade - pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP com doutorado sanduíche na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (2008). Atualmente é professora da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), ministra disciplinas relacionadas ao lazer para os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Na pós-graduação atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - na linha de pesquisa pedagogia do movimento e lazer. É Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Lazer, Práticas Corporais e Cultura (GELC), cadastrado no CNPq. É autora dos livros Lazer e educação física: textos didáticos para a formação de profissionais do lazer; e Lazer e esporte: textos didáticos.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Edição

Seção

Artigo Original