POTENCIALIDADES E NECESSIDADES PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DE TREINADORES DESPORTIVOS - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p31-38

Authors

  • Ema Maria Egerland Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • William das Neves Salles Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Mario Luiz Couto Barroso Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Marcelo Figueiró Baldi Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v21i2.3302

Abstract

Esta investigação teve o objetivo de verificar quais as potencialidades e as necessidades profissionais percebidas na formação de treinadores desportivos. Participaram do estudo 213 treinadores, de modalidades coletivas e individuais de ambos os sexos, vinculados às fundações municipais de desporto e ao desporto de alto rendimento do estado de Santa Catarina. Na coleta de dados, foi empregada a Escala de Autopercepção de Competência (EAPC), a qual foi traduzida e adaptada à realidade brasileira. A análise estatística foi realizada com auxílio do pacote estatístico SPSS 17.0, e o nível de significância adotado foi de 5%. Empregou-se o teste Qui-quadrado para grupo único, tendo como referência o percentual de 50,0% para verificar possíveis tendências de respostas dos treinadores. Os resultados revelaram como potencialidades os conhecimentos de teoria e metodologia do treinamento desportivo, bem como as habilidades de planejamento e gestão do desporto e de comunicação e integração do desporto. Quando consideradas as necessidades profissionais, destacaram-se os conhecimentos de biodinâmica do desporto e as habilidades de avaliação e de autorreflexão. As evidências encontradas no presente estudo confirmam a elevada importância atribuída pelos treinadores desportivos aos indicadores, às dimensões e à avaliação global das competências profissionais. De maneira geral, os treinadores atribuíram sempre maior importância do que domínio das competências profissionais. Detecta-se a necessidade de estudos centrados na atividade profissional de treinadores desportivos no contexto nacional, no que diz respeito aos conhecimentos e habilidades consideradas fundamentais para sua atuação e sucesso profissional. Desta forma, contribuir-se-ia para a implementação de ações na formação de treinadores desportivos.

Author Biographies

  • Ema Maria Egerland, Fundação Universidade Regional de Blumenau
    Mestre em Educação Física (UFSC) e professora da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB); Membro do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NUPPE / CNPq), do Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • William das Neves Salles, Universidade Federal de Santa Catarina
    Bacharel em Educação Física (UFSC). Membro do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NUPPE / CNPq), do Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Mario Luiz Couto Barroso, Universidade Federal de Santa Catarina
    Mestre em Educação Física (UDESC). Membro do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NUPPE / CNPq), do Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Marcelo Figueiró Baldi, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
    Bacharel em Educação Física (UFSC). Membro do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NUPPE / CNPq), do Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
    Doutor em Educação Física (Universidade do Porto). Professor titular do Programa de Pós-graduação em Educação Física (UFSC). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NUPPE / CNPq), do Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Published

2013-04-07

Issue

Section

Original Article