Prática de atividade física e influência sobre a ideação suicida em adolescentes: uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbpe.v13i1.13873

Resumo

Introdução: A adolescência por ser uma fase de modificações psicológicas, físicas e sociais, pode acarretar comportamentos considerados atípicos, pois são característicos da fase de desenvolvimento em que o indivíduo busca por uma identidade perante a sociedade. Objetivo: verificar se havia indícios que indicassem a diminuição da ideação suicida em adolescentes com a prática regular de atividade física (PRAF), verificar o perfil de jovens e analisar os instrumentos empregados para levantamento de ideação suicida. Material e métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica. A busca do material foi realizada nas bases: BIREME, COCHRANE, Periódicos CAPES, PubMed e SciELO. Os descritores utilizados foram adolescent, ideation suicidal, exercise; e adolescente, ideação suicida, exercício. Resultados: Foram selecionados oito artigos para análise e todos evidenciaram que a PRAF pode influenciar de maneira positiva na diminuição da incidência de ideação suicida em adolescentes. Foram detectados questionários para avaliar a ideação suicida: Youth Risk Behavior Survey, Global School-based Student Health Survey, Health Behaviour in School-Aged Children e Beck Depression Inventory-II. Conclusão: a PRAF por jovens de ambos os sexos pode diminuir a incidência e o surgimento de ideação suicida, quando comparados a indivíduos que não praticam atividade física regularmente ou que são fisicamente inativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Nunes da Silva Filho, PPGCEE-UERJ/RJ

Mestre em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE-UERJ). Pós Graduado em Fisiologia do Exercício - Prescrição do Exercício (UGF/SP - 2013); Pós Graduado em Psicopedagogia Clínico-Institucional (ESAB/ES - 2011); Graduado em Educação Física (ESEFAP/Tupã SP - 2009) recebendo "Mérito Acadêmico" com o Título de Melhor Desempenho acadêmico da 37ª Turma de Educação Física. Sou membro do Grupo de Pesquisa: Biomecânica do Movimento Humano (UGF/RJ) com as linhas de pesquisa a) Biomecânica do equilíbrio e postura; b) Ergonomia e qualidade de vida na empresa. Experiência profissional em Treinamento Resistido na Saúde, doença e na Estética. Ministro Cursos e Palestras sobre 1) Atividade Física e saúde; 2) Exercício Físico para Correção Postural; 3) Treinamento de Força para Hipertrofia e/ou Emagrecimento; 4) Treinamento de Força para Grupos Especiais: Crianças, Mulheres, Idosos, Cardiopatas, etc.

Thaís de Oliveira da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Autora do tarbalho. Aluna da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Flávia Porto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Atualmente, sou Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (conceito 4/ CAPES), bolsista do PROCIÊNCIA/ UERJ e subchefe do Departamento de Esportes Individuais (DESIN/ IEFD/ UERJ). Minha formação é em Educação Física (UERJ) com Doutorado em Gerontologia Biomédica (PUCRS). Realizei pós-doutorado em Biomecânica e Neuromodulação no Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde (LABSAU/ UERJ). Criei e co-coordenei (2003-2008) o Laboratório de Biomecânica Aeroespacial (NUBA/ Centro de Microgravidade/ PUCRS). Ao longo da minha vida acadêmica, recebi alguns prêmios e títulos como o de melhor trabalho no XVI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, referente a estudo de minha tese, além de diversas boas colocações em concursos públicos para o cargo de professora de Instituições de Ensino Superior. Como experiência docente, iniciei na Pós-graduação Lato Sensu, da Universidade Veiga de Almeida, em 2004. Fui professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Exercício e do Esporte da extinta Universidade Gama Filho, atuando, também, no âmbito da Graduação. Fui professora no Centro Universitário Celso Lisboa, de turmas de Graduação, no formato EAD e presencial, e Lato Sensu presencial (com a disciplina Metodologia Científica). Atualmente, sou professora Associada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde atuo na Graduação e na Pós-graduação Stricto Sensu. Na Extensão, faço parte da equipe do Núcleo de Iniciação à Ginástica Artística, desde 2015, e coordeno o projeto ?Idosos em Movimento: Mantendo a Autonomia? (IMMA). Já recebi fomento de agências para o desenvolvimento de pesquisas, tanto como coordenadora de projeto como colaboradora, orientadora de bolsistas de IC e para ida a evento científico fora do país. Atuo como parecerista de 12 revistas científicas. Desde 2002, apresentei mais de 100 trabalhos como temas livres em congressos científicos. Publico artigos científicos desde 2005 e posso 42 trabalhos já publicados até 2022. Publiquei 6 capítulos de livros. Desenvolvi diversos produtos tecnológicos sem patente ou registro, além de outras produções técnicas, incluindo entrevistas em mídias impressa, televisiva e digitais. Como convidada, participei de diversos eventos científicos. Organizei 12 eventos acadêmicos e científicos. Faço parte do Comitê de Avaliação da Pró-reitoria de Gradução (PR-1-UERJ). Orientei: 6 dissertações de Mestrado Acadêmico e coorientei, 2; 1 TCC de Especialização; 23 TCCs de graduação, 10 trabalhos de IC e 5 monitorias, 1 Estágio Interno Complementar, 2 bolsistas de extensão. Participei de 120 bancas de trabalhos acadêmicos, incluindo Doutorado, Mestrado, Qualificações de Mestrado e Doutorado, e TCC de Graduação e Especialização. Participei de 15 bancas de outros processos seletivos. Atualmente, oriento 1 aluno de doutorado, 1 aluno de Mestrado; 2, de Graduação e 2, de extensão.

Downloads

Publicado

2024-04-12

Edição

Seção

Artigos de Revisão ou Históricos