RELAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA SOBRE ASPECTOS COGNITIVOS EM PARTICIPANTES DE UNATI: O Estado da Arte

Autores/as

  • FABIO RICARDO HILGENBERG GOMES Universidade Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-0809-2611
  • Mariana Lacerda Arruda Doutoranda em Educação na UFPR. Docente na UNESPAR.
  • Neméia de Oliveira Farias Doutoranda em Educação UFPR/DINTER, Docente UFAC
  • Valdomiro de Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Gislaine Cristina Vagetti UNESPAR/UFPR

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbpe.v10i4.11669

Resumen

Este estudo realizou uma revisão sistemática sobre a possível relação da atividade física (AF) em aspectos cognitivos em participantes da Universidade Aberta a Terceira idade (UNATI). A identificação dos artigos relevantes para esta revisão foi realizada por meio da busca sistematizada em (10) onze bases de dados eletrônicas e um Portal. Foram considerados os artigos publicados em português, inglês e espanhol. Utilizou-se descritores que caracterizam os componentes da AF e da Cognição, de acordo com o DECS/MESH e a palavra-chave Universidade Aberta a Terceira Idade (e suas siglas UNATI, U3A e PUAM) em inglês, português e espanhol. Foram encontrados 8879 títulos, e 11 artigos corresponderam aos critérios de inclusão e fizeram parte do estudo. Na literatura, os efeitos da atividade física na cognição não são unanimes, mas mostra-se como um preditor em alguns aspectos cognitivos, e que o programa de extensão UNATI é um excelente espaço de promoção da AF.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

FABIO RICARDO HILGENBERG GOMES, Universidade Federal do Paraná

DOUTORANDO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), LINHA DE PESQUISA EM COGNIÇÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Mariana Lacerda Arruda, Doutoranda em Educação na UFPR. Docente na UNESPAR.

Doutoranda em Educação, Mestre em Educação UFPR.

Neméia de Oliveira Farias, Doutoranda em Educação UFPR/DINTER, Docente UFAC

Doutoranda em Educação UFPR

Valdomiro de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Doutor e Mestre pela UNICAMP, Pós Doutor-Academia de Cultura Física da RUSSIA.

Gislaine Cristina Vagetti, UNESPAR/UFPR

Docente UNESPAR, Progrma de Pós Graduação em Educação em nivel de Mestrado e Doutorado. Doutora em Educação Física UFPR. Coordenadora da Universidade Aberta a Pessoa Idosa (UAPI) - Unespar campus Curitiba.

Publicado

2020-12-31

Número

Sección

Artigos de Revisão ou Históricos