O QUE MUDA E O QUE PERMANECE NA ESTRUTURA DOS TÍTULOS DE JORNAIS NA INTERNET?

Authors

  • Thaísa Bueno UFMA
  • Lucas Santiago Arraes Reino UFMA

DOI:

https://doi.org/10.31501/comunicologia.v12i2.10844

Keywords:

legislação, gestão, financiamento, Distrito Federal, políticas de esporte.

Abstract

Este artigo tem como proposta discutir as mudanças estruturais que o título jornalístico sofre quando migra da plataforma impressa para a digital. Para dar conta do intento foram comparados títulos semelhantes, publicados nas versões de papel e para internet, dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Foram coletados os títulos da capa e internos de quatro editorias entre os dias 1 e 7 de abril de 2016. Além do estudo comparado para entender a composição semântica e estrutural, as discussões abarcam ponderações sobre como proceder para titular no jornalismo escrito tendo como base os teóricos da área e os manuais de redação. O resultado mostra que o título do impresso não é igual ao da internet, e ainda que orientações editoriais sejam mantidas, na estruturação das frases ele sofreu drásticas transformações.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thaísa Bueno, UFMA

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Mestre em Letras Universidade Federal do Mato Grosso o Sul – Campus de Três Lagoas, Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). É professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado, na UFMA. Coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação em Cibercultura (GCiber) e integra o Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo, numa parceria entre a UFMA e a UFMS.

Lucas Santiago Arraes Reino, UFMA

Professor do Mestrado em Comunicação no programa da UFMA de Imperatriz. Doutor em Comunicação pela PUC-RS. Mestre em Ciência da Informação pela UNB.

Published

2020-04-16

How to Cite

Bueno, T., & Arraes Reino, L. S. (2020). O QUE MUDA E O QUE PERMANECE NA ESTRUTURA DOS TÍTULOS DE JORNAIS NA INTERNET?. Comunicologia, 12(2), 105–122. https://doi.org/10.31501/comunicologia.v12i2.10844

Issue

Section

Artigos Livres