CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: USOS DA EDUCOMUNICAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31501/comunicologia.v13i1.11184

Palabras clave:

Autoliberação Miofascial, Massagem, Respostas Hemodinâmicas, Fáscia

Resumen

 

O objetivo do artigo é analisar como as políticas públicas educacionais na Região Metropolitana de Salvador vem utilizando o conceito de Educomunicação para implementar ou consolidar em suas redes de ensino básico a Cultura Digital. Para alcançar este objetivo o estudo avaliou se nos referidos municípios há implementação, seja na estrutura orgânica, seja no desenvolvimento de ações práticas, de elementos relacionados ao conceito da Educomunicação, visando cumprir as disposições legais expressas no Plano Nacional de Educação – válido para o decênio 2014/2024 – e na Base Nacional Curricular Comum para os segmentos Infantil e Fundamental, aprovada em 2017 e que deve entrar em vigor nos municípios a partir do ano de 2020. O método usado foi o documental. Foram analisados os Planos Municipais de Educação dos municípios da Região Metropolitana de Salvador, os organogramas das referidas secretarias municipais e publicação de ações realizadas no âmbito escolar das referidas redes municipais, datadas de 2017 e 2018, anos em que foram iniciadas as atuais gestões municipais dos referidos sítios. O estudo concluiu que, apesar da pouca menção ao termo, alguns municípios já desenvolvem ações importantes na área.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriella Santana Santos, Universidade Estadual da Bahia - UNEB / Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas

Mestre em Estudos de Linguagens - PPGEL/Uneb, Especialista em Educação e Tecnologia Aberta e Digital - UFRB, Assessora Especial Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas.

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Pós-Doutorado em Educação (UFRGS)

Doutor em Educação (UNICAMP)

Professor Titular na Faculdade de Educação - UFBA

Bolsista em Produtividade do CNPQ

Verónica Sofia Ficoseco, Universidad Nacional de la Patagonia Austral - Argentina. Professora Visitante na Universidade Federal da Bahia - UFBA

Pós-Doutorado em Educação - UFBA

Doctorado en Comunicación pela Universidad Nacional de La Plata

Professora Visitante na Universidade Federal da Bahia - UFBA

Publicado

2020-10-11

Cómo citar

Santos, G. S., Couto, E. S., & Ficoseco, V. S. (2020). CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: USOS DA EDUCOMUNICAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR. Comunicologia, 13(1), 17–30. https://doi.org/10.31501/comunicologia.v13i1.11184

Número

Sección

Artigos Livres