A ANTERIORIDADE TRIBUTÁRIA COMO GARANTIA INDIVIDUAL DO CONTRIBUINTE DOI: http://dx.doi.org/10.18838/2318-8529/rdiet.v6n1p50-71
DOI:
https://doi.org/10.18838/2318-8529/rdiet.v6n1p50-71Resumen
Trata o presente artigo de desenvolver o tema dos direitos e garantias fundamentais no âmbito da tributação. Para tanto, a partir de uma noção geral dos direitos e garantias individuais, busca alcançar a sua abrangência no âmbito da Constituição Federal de 1988. O objetivo geral deste trabalho é analisar o acerto da decisão tomada por maioria de votos na Ação Direta de Constitucionalidade n° 939-7/DF, em que se apreciou a ofensa à garantia individual dos contribuintes, pelo desrespeito à anterioridade tributária. A metodologia é bibliográfica, descritiva, jurisprudencial e exploratória. A importância do trabalho se dá pela sempre atual problemática levantada na violação dos direitos e garantias estabelecidos na Carta Magna, notadamente quando se fala em um Estado-arrecadador que age, muitas das vezes, sem limites.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).